quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

COMÉRCIO: Empresários gaúchos aprendem mais sobre varejo digital na 103ª Retail’s Big Show

Feira realizada pela National Retail Federation (NRF), em Nova York, recebeu comitiva de 50 micro e pequenos empresários do estado

A 103ª Convenção da National Retail Federation (NRF), a Retail’s Big Show, aconteceu entre os dias 12 e 15 de janeiro em Nova York. A comitiva gaúcha participou do evento, que é considerado o maior do setor varejista no mundo, e realizou visitas técnicas a empresas. O grupo foi liderado pelo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, e contou com 50 micros e pequenos empresários do estado.

Nos primeiros dias nos Estados Unidos, a comitiva do Rio Grande do Sul conheceu empresas como Macy’s, apontada como a maior loja de departamento do mundo; FAO Schwarz, a loja de brinquedos mais famosa do mundo e Uniqlo, marca de vestuário consagrada no continente asiático.

- As visitas foram muito produtivas, pois o grupo pode ter uma noção clara do modelo de gestão de varejistas de grande porte, e em todas as lojas observamos um posicionamento claro de mercado, com estratégias definidas e percebíveis por todos os envolvidos - comenta o presidente Vitor Augusto Koch.

Com o início da convenção, no dia 12, os empresários assistiram a diversas palestras. O objetivo principal do evento foi a introdução de novos conceitos para o comércio na área de tecnologia. A abertura contou com a apresentação do fundador e CEO da rede mundial líder em desenvolvimento de shopping centers Caruso Affiliated, Rick Caruso. Ele falou sobre o varejo eletrônico, afirmando que deve ser visto como uma indispensável estratégia de vendas.

No segundo dia, o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush palestrou sobre o espírito de liderança em situações extremas. Ele reforçou a necessidade de ter o controle da situação e tomar decisões firmes, além da importância da escolha das pessoas na montagem de equipes. Os empresários gaúchos também assistiram a uma palestra da vice-presidente e analista principal da Forrester Research, Sucharita Mulpuru. Ela apresentou uma análise da perspectiva do varejo digital para 2014 a partir dos eventos significativos de 2013. No segmento do varejo, 20% das vendas ocorreram através de dispositivos móveis enquanto menos de US$ 1 milhão foram investidos na tecnologia. Para o presidente Vitor, essas informações vão ajudar os comerciantes a pensarem no futuro.

- Os lojistas devem observar o crescimento das novas matizes que trazem conforto e satisfação aos clientes, e, na medida do possível, utilizar isso em seus empreendimentos - ressalta.

No último dia de evento, o destaque foi a palestra do fundador da marca Life is Good, Bert Jacobs. A empresa começou em 1989, com Jacobs e seu irmão vendendo camisetas com mensagens simples nas ruas de Boston. No início dos anos 2000, após receber a carta de outra dupla de irmãos - um com a perna amputada e o outro cego, o empresário mudou a forma de ver a vida. A empresa passou a fazer eventos para arrecadar dinheiro para os necessitados. Hoje, 10% das vendas vão para as crianças que precisam.

A avaliação da participação gaúcha na convenção foi positiva. Segundo o presidente da FCDL-RS, os empresários devem passar adiante o conhecimento que adquiriram.

- A presença dos empresários em missões como essa é muito importante, pois eles irão fortalecer ainda mais o setor ao retornar para suas comunidades, visando o crescimento geral do comércio varejista e de serviços - enfatiza Vitor.

O grupo realizou um encontro de avaliação técnica para discutir os pontos que mais chamaram a atenção. Além disso, os lojistas refletiram sobre o que podem aplicar na sua região de atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui