quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

EDUCAÇÃO: Estudantes iniciam montagem de robô para campeonato nos Estados Unidos

Jovens aproveitam férias de verão para encarar o desafio de montar robô para participar do FIRST Robotics Competition

Um emaranhado de fios e peças foi o primeiro contato prático de um grupo de estudantes com o FIRST Robotics Competition, maior competição educacional de robótica do mundo. Após assistir o lançamento do jogo no sábado (04/01), via transmissão do site na NASA, os alunos iniciam os trabalhos de projeto e montagem do robô brasileiro Para construir o protótipo, os jovens deixam as férias escolares de lado e trabalham no projeto, que será apresentado nos Estados Unidos em março. O coordenador de Robótica do Colégio Província de São Pedro, Vitor Barbieri defende que, além de estimular o trabalho em equipe e a busca pela vitória, participar de um torneio internacional como este auxilia na vida acadêmica dos alunos.

- Acredito que o FIRST é importante pra eles como experiência de poder participar de uma competição no exterior e quebrar o medo da dificuldade da língua. Essa competição desenvolve o interesse pela tecnologia. Aqui, temos que construir uma máquina, o que é um desafio que deve ser vencido no grupo. Todos aprendem a trabalhar em equipe, pois na vida, a gente tem que trabalhar em equipe em todos os casos, além do conhecimento teórico e prático que eles têm que buscar, desde traduzir as regras da competição até a montagem e finalização do robô - destaca Vitor Barbieri.

Aluno do segundo ano do Ensino Médio, Kin Max Piamolini Gusmão é o programador da equipe. O estudante, que estará no grupo de viagem do Colégio Província de São Pedro para Orlando, nos Estados Unidos, vislumbra seguir a carreira de engenheiro da computação depois de formado na educação básica.

- Vai ser uma experiência ótima. Eu sou o programador da equipe e isso me deixa com bastante responsabilidade. Virei o programador ao natural, pois sempre me interessei por esse assunto e leio muito sobre isso. Quando me formar na escola, pretendo cursar Engenharia da Computação e trabalhar com programação. Essa experiência com a robótica e o campeonato FIRST vão me ajudar muito na profissão - afirma o aluno.

O desafio de 2014 do FIRST será o jogo denominado "Aerial Assist", o qual os robôs devem lançar uma bola específica do torneio em goleiras colocadas em extremos da quadra. Para vencer, o protótipo deverá interagir e passar a bola para os outros robôs e acertar os alvos. A competição reúne mais de duas mil equipes de diferentes países como Estados Unidos, Canadá, Brasil, Austrália, Alemanha, entre outros. A equipe TEAM #383, formada por estudantes do Colégio Província de São Pedro, foi vencedora nos EUA nos anos de 2001, 2002, 2010 e 2013.

A construção dos robôs é realizada no período de seis semanas. De fevereiro a abril próximo ocorrerão nos Estados Unidos, Canadá e Israel diferentes etapas da competição e a equipe do Província competirá nos dias 13, 14 e 15 de março na University of Central Florida na cidade de Orlando/FL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui