quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

MÚSICA: Tristão e Isolda: o êxtase do amor verdadeiro


O amor entre Richard Wagner e Mathilde Wesendonck foi o combustível para que o compositor escrevesse a música da ópera mais seminal do século XIX: Tristão e Isolda. No Almoço Clio do dia 29 de janeiro, o pesquisador Arthur Torelly Franco comenta o enredo e o perfil dos personagens dessa obra de Wagner, cujo texto musical sugere especulações sobre o amor sexual entre os protagonistas e sua relação proibida.
O almoço inicia às 12h20 e terá gastronomia dos chefs Leonardo Magni e Liliana Andriola. Ao longo da palestra, são servidas refeições temáticas com entrada, prato principal, sobremesa e bebida. 
Os ingressos podem ser adquiridos na página www.studioclio.com.br pelos valores de R$ 80 (almoço e palestra) e R$ 40 (palestra). Reservas e cancelamentos até a véspera do almoço, às 18h, pelo telefone (51) 3254-7200. O StudioClio fica na Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa.

Arthur Torelly Franco
Cativado pela música clássica desde a infância, Arthur Torelly Franco soube encontrar espaço na sua agenda de homem de negócios, para a ela dedicar parte de seu tempo. O amor pela música o fez viajar para Viena, Praga, Budapeste, Berlim, São Petersburgo, Munique, Barcelona e Nova Iorque, entre tantas cidades, tornando-se frequentador assíduo das casas de ópera e salas de concerto dessas metrópoles. Desde 1988 se dedica ao estudo da vida e obra de Richard Wagner, possuindo hoje um dos maiores acervos bibliográficos do Brasil sobre o controvertido gênio da ópera alemã. Já participou de várias edições do Festival de Bayreuth, a grande Meca dos wagnerianos por excelência. A partir de fevereiro de 2002, deu início à publicação da coluna Adágio, inicialmente nas edições dominicais do jornal Correio do Povo. Em setembro de 2002, a coluna passou a ter frequência semanal na Revista Digital (www.revistadigital.com.br), da ONG Pólo RS, onde ainda permanece. Foi palestrante convidado para abrir recitais sobre canções de Wagner no Centro Municipal de Cultura de São Paulo, no Teatro do Instituto Goethe e no foyer do Theatro São Pedro. Como executivo de marketing da Stihl, marcou sua gestão por grande incentivo a produções que ajudaram a elevar a posição do RS no cenário cultural brasileiro.

Leonardo Magni
Graduado em Gastronomia pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS e pós-graduado em Arte Culinária pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Leonardo Magni complementou a sua formação com especialização em desosse e carne suína no Brooklyn kitchen – Nova Iorque. Já passou por experiências em estabelecimentos de gastronomia em Porto Alegre como La Piedra, Bier Garten com Marcelo Chaparro e Dado Bier. Estagiou no Hotel Pestana do Rio de Janeiro, com Sabrina Mahler. Desde 2009 é chef e sócio-proprietário do Mandarinier Gastronomia em Porto Alegre.

Liliana Andriola
Graduada em Gastronomia pela Universidade do Rio dos Sinos – UNISINOS e pós-graduada em Arte Culinária pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Liliana Andriola complementou a sua formação com especialização em sorvete e sobremesas geladas no Brooklyn kitchen – Nova Iorque. Já passou por experiências nas cozinhas e na organização de eventos de empresas como Le Bistrot, Pâtissier, com Marcelo Gonçalves, Carême Bistro (Rio de Janeiro), com Flávia Quaresma, e Sapore di Pasta (Santa Catarina). Desde 2009, é chef e sóciaproprietária do Mandarinier Gastronomia em Porto Alegre.

Almoços Clio
Realizado geralmente nas quartas-feiras, o Almoço Clio une a arte da gastronomia aos comentários de especialistas em assuntos ligados à música, literatura, história, artes visuais, teatro, arqueologia, ou às ciências. Ao longo das palestras, são servidas refeições temáticas com entrada, prato principal, sobremesa e bebida. Inicia às 12h20 e termina às 13h40.

Almoço Clio
Tristão e Isolda: o êxtase do amor verdadeiro
Com Arthur Torelly Franco
Dia 29 de janeiro, quarta-feira, das 12h20 às 13h40
StudioClio – Instituto de Arte e Humanismo
Rua José do Patrocínio, 698 – Cidade Baixa – (51) 3254-7200

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui