segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

EVENTO: 12º TEDxLaçador será o primeiro evento no estado a seguir a norma ISO20121

Um dia e meio de evento: mais de 20 palestrantes confirmados, intervenções artísticas, trocas de experiências. A 12ª edição do TEDxLaçador, a ser realizada nos dias 4 e 5 de abril deste ano no prédio 40 da PUCRS, inova ao trazer mais do que boas histórias de vida. Desta vez, sob o tema Somos Humanidade, o desafio será não apenas resgatar a prática da empatia e das relações interpessoais por um mundo melhor, mas apresentar todo um planejamento de acordo com a norma ISO20121- Sistema de Gestão para a Sustentabilidade de Eventos, lançada nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Esse preceito, além de conectar as expectativas dos públicos que fazem parte do TEDxLaçador em relação aos aspectos sociais, ambientais e econômicos envolvidos em toda a produção, orienta os organizadores a considerarem a norma americana de reuniões ambientalmente sustentáveis (Environmentally Sustainable Meeting Stardards) para cada decisão a ser tomada (seja em relação ao local do evento, à forma e materiais de comunicação utilizados, à alimentação que será oferecida, aos expositores envolvidos, entre outras). Ao final, como sinal de transparência de todo o processo implantado, será publicado um relatório internacional no padrão GRI (Global Reporting Iniciative), com indicadores sociais, ambientais e econômicos para a avaliação dos resultados obtidos na produção e execução do TEDxLaçador.

Na busca de tecer uma rede de pessoas das mais diversas áreas, aptidões e localidades, foram confirmados mais de 20 nomes, dentre os quais vale citar o professor de sociologia norte-americano Sam Richards e os gaúchos Felipe Denz, organizador de um grupo de estudos de Comunicação Não-Violenta, e Juliana Hoch, técnica em química reconhecida pela Unesco por seu estudo na diminuição do custo dos líquidos conservantes de órgãos utilizados em transplantes. A lista completa dos conferencistas será divulgada no www.tedxlacador.com na segunda-feira, dia 17, e as inscrições poderão ser feitas a partir do dia 10 de março.

Sobre o TEDx
Sobre o TEDx, x = evento TED organizado de maneira independente.
No espírito de “ideias que merecem ser espalhadas”, o TEDx é um programa de eventos locais e organizados de maneira independente, que reúne pessoas para compartilhar uma experiência como a de uma conferência do TED. Em um evento do TEDx, há uma combinação de TEDTalks e palestrantes para gerar discussões profundas e conexões em um grupo pequeno. Esses eventos locais e organizados de maneira independente levam a marca TEDx, onde x = independently organized TED event (evento do TED organizado de maneira independente). A Conferência do TED oferece orientações gerais ao programa do TEDx, mas os eventos do TEDx são organizados de maneira independente e estão sujeitos a determinadas regras e regulamentações.

 Sobre o TED
O TED é uma organização sem fins lucrativos com o espírito de promover ideias que merecem ser espalhadas. Começando com uma conferência de quatro dias na Califórnia há 26 anos, o TED cresceu para apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas. No TED, pensadores e realizadores de todo o mundo são convidados a darem a melhor palestra de suas vidas em 18 minutos. Essas apresentações são disponibilizadas gratuitamente no site do TED.com. Entre os palestrantes que já falaram no TED estão Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Benoit Mandelbrot, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Isabel Allende e o ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown. Anualmente, o TED realiza dois eventos principais: a Conferência do TED, que acontece em Long Beach na Califórnia (junto com uma conferência paralela, o TEDActive, em Palm Springs), e o TEDGlobal, que acontece anualmente no verão de Edimburgo, na Escócia.

As iniciativas de mídia do TED incluem o site TED.com, no qual novas TEDTalks são postadas diariamente, o novo TED Conversations, que possibilita discussões amplas entre fãs do TED, e o Open Translation Project, que oferece legendas e transcrições interativas, e permite que qualquer TEDTalk seja traduzida por voluntários do mundo inteiro.

O TED estabeleceu o prêmio anual TED Prize, no qual indivíduos excepcionais com um desejo de mudar o mundo têm a oportunidade de colocar seus desejos em ação, o TEDx, que oferece a pessoas ou grupos de pessoas a possibilidade de realizar eventos locais de maneira independente ao redor do mundo, e o programa TED Fellows, que ajuda inovadores de todo o mundo a se tornarem parte da comunidade do TED e, com essa ajuda, ampliar o impacto dos seus notáveis projetos e atividades.

Para obter informações sobre as próximas conferências do TED, acesse http://www.ted.com/registration
Siga o TED no Twitter em http://www.twitter.com/TEDTalks, ou no Facebook em http://www.facebook.com/TED

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui