quarta-feira, 26 de março de 2014

SAÚDE: Adolescentes também devem realizar exames de imagem rotineiros


É aconselhável que meninas e meninos procurem especialistas para a prevenção de possíveis distúrbios congênitos ou doenças

A adolescência é um período de transição entre a fase da infância e a vida adulta e é marcada por uma série de transformações físicas e psicológicas. Portanto, é comum o aparecimento de dúvidas sobre os exames que são necessários. A primeira menstruação exige uma série de cuidados nas meninas. Além de consultar um ginecologista, há exames importantes que podem ajudar a diagnosticar doenças.

- Após a primeira menstruação, é corriqueira a irregularidade menstrual, já que o eixo hipotálamo, hipófise e ovários está amadurecendo. Entretanto, cólicas fortes, mais de três meses de ausência de menstruação e hemorragias podem levar a necessidade da solicitação de exames de imagem, como o ultrassom pélvico via abdominal - ressalta a médica especialista em ginecologia da clínica Mamorad, Elise Davi Nunes

De acordo com Elise, distúrbios do crescimento, menstruais, transtornos alimentares e defeitos congênitos com sintomatologia tardia são as patologias que devem ser diagnosticadas e tratadas pelo pediatra, clínico geral, ginecologista e o endocrinologista nesta fase. Cerca de seis meses após a primeira relação sexual, a indicação é fazer um primeiro exame de Papanicolau, que detecta lesões que podem evoluir para o câncer de colo do útero.

- Nas adolescentes que já perderam a virgindade, o exame de escolha é a ecografia via transvaginal, que amplia melhor a imagem da pelve e avalia a mobilidade dos anexos. Geralmente, esta pode ser solicitada pelo médico no primeiro exame de rastreio, juntamente com a coleta do exame Papanicolau - destaca a especialista.

Porém, não são apenas as meninas que devem procurar um médico na adolescência. Atraso ou adiantamento do desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, também necessitam de avaliação nos adolescentes do sexo masculino. Nesse caso, deve ser solicitado o ultrassom da bolsa escrotal, para avaliação do volume das gônadas.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui