quinta-feira, 3 de abril de 2014

‘Apaga a Luz e Faz de Conta que Estamos Bêbados’ estreia em nova temporada, dia três de abril


Zé Adão Barbosa dirige texto de Ronald Radde em reedição de peça censurada pela ditadura militar na década de 70

Uma verdadeira catarse é o que o público pode esperar para vivenciar durante o espetáculo “Apaga a Luz e Faz de Conta que estamos Bêbados”, de Zé Adão Barbosa, que estreia no dia três de abril, com apresentações de quintas a sábados, às 21h, e aos domingos às 20h, no Teatro Renascença. A montagem, sucesso nos palcos em 1972, antes de sofrer censura da ditadura militar vigente na época, leva ao palco Bettina Müller e Francisco de Los Santos interpretando um homem e uma mulher, solitários, em uma noite qualquer, tentando encontrar um sentido para as suas vidas através de um jogo de suspenses, indignações, mentiras e verdades.

O texto impactante do dramaturgo Ronald Radde mostra as dúvidas e inquietações do homem que propõe a queda das máscaras sociais para ser o que realmente é. A peça foi levada ao palco pela primeira vez em 1972, no Theatro São Pedro, arrebatando os espectadores. Na mesma época, a prestigiada Revista de Teatro publicou uma crítica exaltando a dramaturgia que propunha uma ação contra o comodismo e o meio seguro da covardia ao apresentar um homem e uma mulher “numa catarse de humanismo” aonde “o amor e o rompimento com a hipocrisia social” prevalecem por apenas uma noite. Logo em seguida, o texto foi censurado.

Quarenta anos depois, em 2013, o texto ressurgiu nos palcos gaúchos durante a Mostra Radde, em celebração aos 45 anos do Teatro Novo. A dramaturgia de Radde mais uma vez surpreendeu a todos porque continua atual e muito instigante. E para completar, o texto ganha vida sob a direção de Zé Adão Barbosa, que criou uma montagem intimista e forte, enfatizando a veracidade em cena. Sem cortes ou suavizações, o diretor busca no íntimo dos personagens as suas verdades, característica peculiar na trajetória de Zé Adão Barbosa, um dos maiores nomes do teatro gaúcho.

Para interpretar a complexidade do texto, Zé escolheu dois experientes atores com altos níveis de sensibilidade e devoção ao teatro. Bettina Müller e Francisco de Los Santos vão ao palco vivenciar a explosão “que todos nós um dia em nossas vidas temos que realizar” – segundo as palavras do próprio autor.


Ficha técnica:
Texto: Ronald Radde
Direção: Zé Adão Barbosa
Atuação: Bettina Müller e Francisco de Los Santos
Produção: Miguel Sisto Jr.
Criação de luz: Paulo Mauro
Iluminação: Vicente Goulart
Cenário: Equipe Teatro Novo


Serviço:
  
Apaga a Luz e Faz de Conta que estamos Bêbados
Dias 03, 04, 05, 06, 10, 11, 12 e 13 de abril de 2014, de quintas a domingos.
Sessões sempre às 20h nos domingos e às 21h nos demais dias.
Teatro Renascença – Avenida Erico Verissimo, n° 307
Ingressos R$ 20,00
Descontos de 50% para assinantes do Clube ZH, estudantes, artistas e idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui