quinta-feira, 10 de abril de 2014

EMPRESAS: GRUPO HABITASUL LANÇA 2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO LITERÁRIO PARA ESTIMULAR O HÁBITO DA LEITURA DE SEUS FUNCIONÁRIOS

Juremir Machado, David Coimbra e Antônio Carlos Hohlfeldt fazem parte da comissão julgadora dos participantes. Serão distribuídos R$ 21 mil entre os vencedores.

A iniciativa inédita da Habitasul de estimular o hábito de leitura entre os 3.000 funcionários do Grupo, através de um concurso literário, ganhou uma segunda edição. O lançamento do II Prêmio Literário Elida de Freitas e Castro Druck aconteceu na final da manhã desta terça-feira, 8, na sede da empresa em Porto Alegre. Péricles de Freitas Druck, presidente do Grupo Habitasul, apresentou o projeto para a imprensa e revelou os nomes da comissão que fará o julgamento dos participantes em 2014.

Juremir Machado, David Coimbra e Antônio Carlos Hohlfeldt foram escolhidos para avaliar os colaboradores. Para participar, funcionários do Grupo deverão ler os oito livros indicados pelo regulamento do prêmio e preparar-se para uma prova oral, no formato de entrevistas. Durante a entrevista, todos os candidatos responderão à pergunta “Por que a leitura é importante para a vida?”. Serão distribuídos R$ 21 mil entre os vencedores. 

 “O projeto é inovador porque premia os próprios leitores e porque promove uma transformação nos indivíduos. Estamos falando de um universo de 12 mil pessoas envolvidas se contarmos os familiares desses colaboradores. Só o fato de saber que esse pessoal adquiriu o hábito de leitura, nos orgulha e estimula a continuar investimento em iniciativas como essa”, destacou Péricles. O presidente ressaltou ainda que desde 1978, o Grupo Habitasul investe em marketing cultural.

A expectativa é superar o número de participantes do primeiro ano, alcançando mais de 150 colaboradores. Em 2013, foram 93. “No primeiro ano, muitos colaboradores não participaram pela timidez e pelo fator inédito da proposta. Agora que todos já conhecem a dinâmica, a ideia é aumentar esse interesse”, diz Maria Thereza Druck Bastide,diretora de  Gestão de Pessoas  da Área Imobiliária do Grupo Habitasul.

Vencedora da primeira edição do Prêmio, a Coordenadora de Capacitação e Desenvolvimento de uma da Celulose Irani – uma das empresas do Grupo -, Milene Chagas diz que a premiação contribuiu para disciplinar o hábito de leitura e para diversificar o estilo de obras. “Todo dia eu lia um pouco, tendo a oportunidade de conhecer novos autores”, conta. Para a funcionária de 51 anos, há quatro no Grupo, este tipo de iniciativa colabora muito para que as pessoas leiam e para que possam ter uma leitura orientada, agregando no conhecimento e na trajetória de vida.

Há um ano na Koch Metal – empresa do Grupo, o Analista da Qualidade Faustino Alves Filho conquistou o segundo lugar na primeira edição do concurso. Leitor assíduo, com média de 28 livros por ano, diz que foi um desafio ler sob o ponto de vista do autor. “Posso dizer que depois dessa experiência me tornei um leitor melhor”. Faustino, que tem experiência com outros projetos na área da literatura e artes visuais, avalia que as pessoas têm necessidade de mostrar seu conhecimento e adoram o gostinho da vitória. “Mas sem premiação, não há vitória”, ressalta. Acredita que, mesmo que seja por causa do dinheiro, se mais pessoas aderirem ao concurso e puderem aplicar o conhecimento adquirido em suas vidas, a Habitasul também pode se considerar vencedora e seu prêmio será o registro de muitas pessoas agradecidas por terem a oportunidade de crescerem e mostrar seu valor. “O que fica de herança do concurso é o hábito da leitura, adquirido por quem não o tinha. É um aprendizado para uma vida”. 

As obras selecionadas para o II Prêmio são Ed Mort, de Luis Fernando Veríssimo, autor que está completando 70 anos e tem uma sólida carreira. Este é um dos seus textos mais conhecido; Vidas Secas, de Graciliano Ramos; Malagueta, Perus e Bacanaço - Cosac & Naify, de João Antonio, um dos maiores escritores deste país e este é seu primeiro livro e desde logo premiado; "Os Varões Assinalados", de Tabajara Ruas; "Bonequinha de Luxo", de Truman Capote; Extensão do Domínio da Luta, de Michel Houellebecq; Os tambores de São Luís, de Josué Montello; e Ficções, de Jorge Luís Borges.

Para facilitar ainda mais o acesso às obras indicadas, todos os livros estão disponíveis nas bibliotecas localizadas nas sedes do Grupo Habitasul no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, na biblioteca itinerante, que disponibiliza as obras a todas as unidades do Grupo ou alguns de forma virtual.Os vencedores do Prêmio serão anunciados em dezembro.

Grupo Habitasul
De origem gaúcha, o Grupo Habitasul atua nas áreas Industrial, com celulose, papel e embalagem, madeiras e resinas, metal-mecânica; Imobiliária, com desenvolvimentos urbanos e de destinos imobiliários; e Hotelaria. O Grupo está presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, mas mantém seu escritório central em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui