quarta-feira, 23 de abril de 2014

GASTRONOMIA: Don Guerino lança vinho tinto de corte inédito na Expovinis


A vinícola Don Guerino, localizada no município de Alto Feliz, na Serra Gaúcha, vai lançar o vinho tinto Don Guerino Traços durante a 18ª edição da Expovinis, que acontece até 24 de abril Expo Center Norte, em São Paulo/SP. Trata-se de um ícone elaborado a partir das uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Teroldego e Ancellotta. Este blend da safra 2012 foi vinificado após as condições climáticas terem sido extremamente benéficas, que favoreceram a maturação das uvas tintas nos vinhedos. “É um vinho potente e com longo potencial de guarda, que será elaborado unicamente em vindimas em que nossos vinhedos expressam seu máximo potencial”, salienta Bruno Motter, enólogo da vinícola.

As variedades Tannat e Teroldego passaram por 12 meses em carvalho francês e norte-americano para a realização do Blend. O envelhecimento foi realizado na garrafa em caves com temperatura e umidade controladas. O resultado do Traços é um vinho que apresenta coloração vermelha violácea, aromas intensos com notas de especiarias, frutas vermelhas, violetas, passas e baunilha. Em boca, mostra-se encorpado, potente, com taninos maduros, boa persistência e retrogosto agradável.

A Expovinis é considerada uma das maiores e mais importante feira do setor vitivinícola na América Latina. Os principais produtores de diferentes continentes apresentam novas safras, rótulos e os mais esperados lançamentos do mercado. A edição do ano passado contabilizou 432 expositores e mais de 19 mil visitantes.

Sobre a Don Guerino:

A Don Guerino está localizada no município de Alto Feliz, na Serra Gaúcha. O sonho de uma nova vinícola começou no ano de 2000, com a implantação dos vinhedos. Cinco anos mais tarde, decide-se construir novo local, situado no ponto mais alto dos vinhedos e com uma arquitetura moderna. A área de cultivo chega a 60 hectares de vinhedos próprios, constante exposição solar, controle de produtividade e sistema de condução em espaldeira. Mediante o cuidadoso manejo da videira, são produzidas uvas com cachos pequenos e de baixo rendimento (3 Kg por planta). As uvas são colhidas e selecionadas manualmente em caixas de 17 kg e logo são transportadas cuidadosamente para vinificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui