terça-feira, 15 de abril de 2014

TEATRO: O Rio Grande do Sul recebe a turnê que inclui as seis peças de Ésquilo, pai do teatro mundial, em apresentações gratuitas

O projeto Peep Classic Ésquilo, sucesso em Porto Alegre durante a 20ª edição do Porto Alegre em Cena em 2013, chega a Passo Fundo, Caxias do Sul e Porto Alegre

As seis tragédias gregas de Ésquilo, dramaturgo considerado o criador do teatro mundial, serão apresentadas gratuitamente nas cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul e Porto Alegre no mês de abril. A Cia Club Noir é quem responde pelo projeto Peep Classic Ésquilo, que apresenta todas as tragédias do autor: duas peças por dia, totalizando as seis do projeto. Esta é a primeira vez no Brasil - e também no âmbito internacional - que uma companhia encena todas as obras do primeiro autor da história do teatro. O projeto, dirigido por dirigido por Roberto Alvim, foi contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013-2014 e, além de Passo Fundo, Caxias e Porto Alegre, irá circular por outras cidades brasileiras. O patrocínio é da Petrobras e do Governo Federal.

“As obras serão apresentadas de uma maneira surpreendente, que potencializa radicalmente a pesquisa da companhia: todas as obras serão encenadas dentro de um cubo formado por linhas metálicas, sem trilha sonora alguma, explorando as inúmeras modulações e texturas das vozes dos atores, e tendo como iluminação apenas uma única lâmpada fluorescente, que delineia tenuemente a imobilidade das figuras em cena”, explica Alvim.

O projeto Peep Classic Ésquilo pretende proporcionar ao público uma experiência estética imprevisível e autônoma, através do diálogo com obras de arte que se localizam fora de qualquer tempo específico ou contexto cultural.

Sobre as peças:

Sete Contra Tebas - A obra conduz à escolha deliberada pela morte como forma de se irmanar ao medo do implacável. Sinopse: Um exército comandado por sete guerreiros monstruosos tenta invadir e destruir a cidade de Tebas.

Os Persas - Aqui o retrato do dilaceramento pela guerra de toda uma civilização. Sinopse: O gigantesco império persa, liderado por Xerxes, é aniquilado pelos gregos.

Orestéia - A trilogia Orestéia (composta pelas tragédias: Agamêmnon; As Coéforas; e As Eumênides) é a obra final de Ésquilo. Neste trabalho, o autor grego faz seu voto inevitável – posto que incontornável – em prol do caminhar para além da pulsão de morte: não se trata aqui do retorno ao útero materno, mas sim da chegada a uma instância existencial para além do homem.

Orestéia I - O rei Agamêmnon retorna de Tróia, após ter vencido a guerra, e é assassinado por sua esposa, Clitemnestra.

Orestéia II - Orestes, filho de Agamêmnon e Clitemnestra, volta a casa para vingar a morte de seu pai, assassinando a própria mãe. Em seguida, sentindo a loucura se aproximar, foge.

As Suplicantes - É a primeira peça que se tem registro em toda a história do teatro. A obra proporciona a experiência do dilaceramento de indivíduos pelos turbilhões incontroláveis das pulsões: a sexualidade como enigma indecifrável. Sinopse: Um grupo de mulheres, fugindo desesperadamente de um grupo de homens que querem desposá-las, buscam refúgio em um país estrangeiro.

Prometeu - É a proposição de uma habitação da vida (que ecoa a visão do filósofo pré-socrático Heráclito) cuja configuração é a de alteridade radical em relação a modo hegemônico de estruturação psíquica. Sinopse: Por dar o fogo aos homens, o deus Prometeu é acorrentado por outros deuses ao cume de uma montanha, onde deverá permanecer preso por toda a eternidade.


Ficha técnica
Gênero: Tragédia
Dramaturgia original: Ésquilo
Direção e adaptação: Roberto Alvim
Com os atores da Cia CLUB NOIR: Juliana Galdino, Paula Spinelli, Gabriela Ramos, Martina Gallarza, Bruno Ribeiro, Fernando Gimenes, Marcelo Rorato, Renato Forner e Ricardo Grasson
Direção de produção: Juliana Galdino
Produção executiva: Danielle Cabral
Produtor de operações: Marcelo Rorato
Cenário e iluminação: Roberto Alvim
Figurinos: Juliana Galdino
Fotografias: Julieta Bacchin
Arte gráfica: Felipe Uchôa

Serviço:
Porto Alegre
Teatro do Museu do Trabalho
Rua dos Andradas, 230, Centro, Porto Alegre, RS, Brasil, CEP 90020-000
Temporada: 16, 17 e 18 de abril - 20h (distribuição de ingressos 2h antes de cada sessão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui