sexta-feira, 16 de maio de 2014

EVENTO: Canoas Tango traz programação especial em maio


Canoas Tango traz grandes nomes do gênero ao RS, entre eles Esteban Morgado e quarteto e as divas Dolores Solá e Adriana Varela

 A Secretaria de Cultura de Canoas promove o Canoas Tango, evento que levará à cidade grandes expoentes do gênero nos dias 21 e 22 de maio. O evento será gratuito e abrigará, além dos shows, oficinas de dança, exposições de fotografias e mostra de filmes temáticos. Além disso, apresentações de parejas de baile serão realizadas pela cidade.

A delegação tangueira selecionada pelo produtor cultural e cantor argentino Carlos Villalba inclui as divas Dolores Solá e Adriana Varela, e violonista Esteban Morgado, além das duplas de bailarinos Facundo e Mirisol Karazey Cabeyra e Ale Adrian e Paola Camacho. Os bailarinos ministrarão oficina de tango, aberta à comunidade, mediante inscrição prévia.

A ideia é oferecer aos moradores da cidade de Canoas e Grande Porto Alegre um grande festival de tango similar aos que acontecem há décadas em Buenos Aires, Roma, Paris, Bruxelas, Hong Kong, Madri e Lisboa, reunindo grandes nomes desta arte que, em 30 de setembro de 2009, foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Este festival terá uma programação ampla, diversificada e gratuita. As mostras de fotografia e cinema e os cursos e oficinas serão na Casa das Artes Vila Mimosa. Já os shows principais acontecerão na casa de eventos The Place.

Na programação temos alguns dos principais nomes do tango argentino:

Adriana Varela
Conhecida internacionalmente tanto por seus álbuns dedicados ao tango quanto por alguns pequenos papéis no cinema, a cantora é uma das maiores cantoras de tango da atualidade. Começou sua carreira no mercado fonográfico em 1991 com o álbum Tangos, agraciado com o prêmio ACE. Seu mais conhecido trabalho "Cuando el río suena",  disco cuja direção artística foi assinada pelo renomado produtor Jaime Roos. O álbum reúne canções e ritmos do Uruguai e da Argentina – tango, candombe, murga e milonga, entre outros - e foi aclamado por seu valor cultural ao resgatar as aproximações entre a música produzida dos dois lados do Rio da Prata.

Dolores Solá
Iniciou sua vida profissional como cantora e atriz, simultaneamente, em teatro, musicais, cinema e TV. A cantora explora diferentes tipos de música: flamenco, rocha, boleros e tango, mas foi o último que ela finalmente escolheu como o melhor para sua expressão. Em 2009 lançou o álbum solo “Salto Mortal”, que une elementos de cabaré ao tango argentino e ao fado português, em pasodobles e watzes. Neste trabalho, recria a Buenos Aires da Belle Epoque. A seleção de músicas inclui tesouros esquecidos que costumavam ser apresentados por Carlos Gardel, Corsini e Magaldi.

Esteban Morgado
Um dos grandes nomes do tango argentino, compositor, arranjador e violonista, Morgado já trabalhou com Adriana Varela, Susana Rinaldi e Maria Graña. Com seu quarteto foi vencedor de destacado prêmio da música argentina, o Prêmio Carlos Gardel. Entre seus trabalhos destaca-se a importante participação no projeto “Porto Alegre canta tangos” ao lado de Bebeto Alves, Vitor Ramil, Hique Gomez, Totonho Villeroy e Lourdes Rodrigues.

Mostra de Fotografias:

A exposição apresenta 20 fotografias (cor, 70x100cm) de Nicolás Trombetta com imagens de bailarinos de tango registradas no Campeonato Mundial de Baile de Tango/ Roma (2012).

Casa de Artes Vila Mimosa
Abertura: 21 de maio
Visitação: das 9h às 19h

Oficina:

A oficina será com as duplas de bailarinos Alejandro Andrian e Paola Camacho / Facundo e Mirisol Karazey Cebeyra. São 15 vagas para homens e 15 para mulheres e as inscrições estarão abertas a partir do dia 07 de maio (até dia 16) e podem ser feitas pelo e-mail dancaemcanoas@gmail.com
Mais informações sobre oficina pelo telefone: 3462.1575

Canoas Tango
Dias 21 e 22 de maio, em Canoas
Casa das Artes Vila Mimosa e The Place, além de apresentações nas estações do Trensurb
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui