quarta-feira, 28 de maio de 2014

LITERATURA: Câmara Rio-Grandense do Livro fecha programação do projeto Mutação na Feira e traz quadrinista da Turma da Mônica


Vitor Cafaggi e o editor Wellington Srbek estarão em Porto Alegre no dia 16/11, para o encontro "Outros Quadrinhos"

A Câmara Rio-Grandense do Livro traz a Porto Alegre para a 60º Feira do Livro, que vai ocorrer de 31 de outubro a 16 de novembro, o quadrinista da Turma da Mônica – álbum Laços -, Vitor Cafaggi, e o editor Wellington Srbek, da Coleção Moebius, da Editora Nemo. Eles são convidados do 9º Mutação na Feira – Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop.

Vitor Cafaggi é um quadrinista e professor da Casa dos Quadrinhos. Criou a webcomic Puny Parker, em que imagina a infância do personagem Peter Parker. Criou também a tira Valente, publicada pelo jornal O Globo. Sua primeira publicação independente, Duo.tone, e a coletânea de tiras Valente para sempre, ambas de 2012, renderam ao autor o Troféu HQ Mix de 2012, na categoria Novo Talento (Roteirista) . No ano seguinte, foi o vencedor na categoria Publicação de Tiras, com Valente para todas. Participou dos álbuns Pequenos Heróis e MSP 50, em que recriou o personagem Chico Bento. Em 2013, criou, em parceria com a irmã, Lu Cafaggi, o álbum Laços. Segundo volume da série Graphic MSP, a história é uma visão dos dois irmãos sobre os personagens da Turma da Mônica.

Wellington Srbek é um historiador, pesquisador, quadrinista e roteirista brasileiro. Atualmente, coordena o selo Nemo, divisão da Editora Autêntica voltada para a publicação de histórias em quadrinhos. Em 2010, recebeu da editora Agir a incumbência de adaptar para os quadrinhos o clássico Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. O álbum foi desenhado por João Batista Melado. No ano seguinte, lançou Coaraci e O Senhor das Histórias, ambos ilustrados pelo desenhista Will , e assumiu o trabalho de editor de quadrinhos da Autêntica. Voltou ao universo machadiano com uma adaptação do romance Dom Casmurro. Em 2012, lançou a primeira edição de Força animal, revista de super-heróis protagonizada por quatro jovens atletas que recebem os poderes de animais da fauna brasileira.

O Mutação ocorre nos dias 15 e 16 de novembro, na Casa do Pensamento, que é o espaço do público jovem na Feira do Livro.

Programação 9º Mutação na Feira – Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop

Data: 15 e 16 de novembro de 2014
Horário: 14 às 20h
Local: Casa do Pensamento

Cronograma
Sábado, 15/11
14h00 – TelaHQ: Guia do Mochileiro das Galáxias com Richard Nunes
14h30 – TelaHQ: Doctor Who com Patrícia Duarte do fã-clube WhoviansRS
15h00 – Painel: HQ na Educação: A Literatura em Quadrinhos com Romir Rodrigues, Bruno Salerno, Carlos Ferreira e Marcelo Tomazi
17h00 – Lançamento: Maldito Seja, da Ugra Press, com Douglas Utescher, Henry Jaepelt Maria Jaepelt, Marcos Freitas e Law Tissot
19h00 – Hora da Mutação com sessão de autógrafos de convidados e produção do fanzine Mosaico
20h00 – Encerramento

Domingo, 16/11
14h00 – TelaHQ: Planeta dos Macacos com Gilson Cunha
14h30 – TelaHQ: Star Wars com o fã-clube Conselho Jedi
15h00 – Painel: 75 Anos de Batman com Gelson Weschenfelder, Romir Rodrigues, Fabiano Höltz, Pablo Sarmento e Goida
17h00 – Outros Quadrinhos: Projeto Graphic MSP com Vítor Cafaggi artista de Turma da Mônica, "Laços", Coleção Moebius da Editora Nemo com o editor Wellington Srbek e Daniel HDR, desenhista Marvel/DC
19h00 – Hora da Mutação com sessão de autógrafos de convidados e produção do fanzine Mosaico
20h00 – Encerramento

Mostras Permanentes (nos 2 dias)
1 – Fã-clubes: WhoviansRS, Conselho Jedi, Supernatural Brasil e Herdeiros de Sonserina
2 – Feira de Publicações Independentes (venda de fanzines e revistas)
3 – Mostra de HQs do Grupo Quadrante Sul
4 – Mostra Batman 75 Anos
5 – Família Falcote (caricaturas ao vivo)

Participantes
Coordenação: Grupo Quadrante Sul – Alex Doeppre (designer), Denilson Reis (professor), Jerônimo Souza (escritor) e Marcelo Tomazi (professor)
Mestre de Cerimônias: Gervásio Santana (escritor)
Apoio: Anderson Ferreira, Ângelo Ferreira, Henrique Reis e Rogério de Souza
Convidados: Bruno Salerno (escritor), Carlos Ferreira (escritor), Conselho Jedi (fã-clube), Daniel HDR (desenhista), Douglas Utescher (editor), Fabiano Höltz (pesquisador), Família Falcote (desenhistas), Gelson Weschenfelder (professor), Gilson Cunha (jornalista), Goida (jornalista), Herdeiros de Sonserina (fã-clube), Henry Jaepelt (desenhista), Law Tissot (desenhista), Marcos Freitas (editor), Maria Jaepelt (desenhista), Pablo Sarmento (pesquisador), Patrícia Duarte (pesquisadora), Richard Nunes (pesquisador), Romir Rodrigues (professor), Supernatural Brasil (fã-clube) Vitor Cafaggi (desenhista), Wellington Srbek (editor) e WhoviansRS (fã-clube).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui