quinta-feira, 12 de junho de 2014

COMÉRCIO: Estudo vai mapear impacto dos free shops na Fronteira

Pesquisa vai revelar a situação em 10 cidades gaúchas onde serão instalados os free shops

Uma das bandeiras defendidas pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, o fortalecimento do comércio na fronteira, ganhou um impulso. O Instituto de Pesquisa de Mercado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) realizará em parceria com o SEBRAE/RS, uma pesquisa de opinião quantitativa e qualitativa em cidades localizadas em áreas de fronteira para levantar dados para um estudo que visa identificar quais os impactos da instalação de free shops (lojas franca).

Atualmente, a pesquisa do IPM da UNISINOS levanta dados relacionados à Uruguaiana, com a presença da pesquisadora Silvia Kihara. Em dois dias, a pesquisadora conversa com autoridades, técnicos, líderes de classe e empresários para traçar a real situação de expectativa local quanto à instalação dos free shops. O levantamento de dados já buscou subsídios em Jaguarão, Chuí e em outros pontos onde serão instaladas as lojas franca.

Os dados integrarão um estudo encomendado pelo SEBRAE/RS para que seja analisada a situação em que se encontram as 10 cidades gaúchas onde serão instalados os free shops e a expectativa da cadeia produtiva em relação a esses possíveis novos empreendimentos.

Em maio, o presidente da CDL/Uruguaiana, Jorge Urquiza, recebeu a pesquisadora para um encontro que tratou sobre o tema. Para o setor lojista, a instalação de lojas franca na fronteira trará benefícios ao comércio local, desde que a venda desses novos estabelecimentos seja feita exclusivamente a estrangeiros, tal qual ocorre no Uruguai.

Os free shops uruguaios localizados na fronteira com o Rio Grande do Sul geram críticas sendo responsabilizados pelas perdas no comércio de municípios gaúchos. Em contrapartida à presença dos free shops uruguaios ao longo da fronteira gaúcha, foi aprovada a Lei Federal que trata da criação de lojas franca do lado brasileiro da fronteira. A Lei 12.723/2012 (Lei dos Free Shops), que autorizou a instalação de lojas francas em Municípios cujas sedes se caracterizam como cidades gêmeas, ainda aguarda sua regulamentação para entrar em vigor. Tem o objetivo de compensar os efeitos negativos da existência dos free shops (em especial os uruguaios, no caso do Rio Grande do Sul) para o comércio regional.

No Rio Grande do Sul as cidades que terão lojas franca são: Aceguá, Barra do Quaraí, Chuí, Itaqui, Jaguarão, Porto Xavier, Quaraí, Santana do Livramento, São Borja e Uruguaiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui