quinta-feira, 5 de junho de 2014

COMÉRCIO: LEVANTAMENTO DO SINDPOA APONTA QUE PRINCIPAIS INSUMOS DO SETOR TIVERAM AUMENTO DE 16,56% EM 2014


Empresários esperaram o reajuste anual, em abril, para repassar ao consumidor. Dos estabelecimentos entrevistados, 83% são de pequeno porte.

Comer fora está mais caro, mas produzir refeições também se tornou uma tarefa árdua para os gestores de restaurantes, lancherias e pizzarias. Levantamento do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SINDPOA) aponta que os principais insumos do setor de alimentação encareceram 16,56% nos primeiros meses de 2014. Dos estabelecimentos pesquisados, 83% são de pequeno porte e mais da metade esperou o reajuste anual em abril para repassar ao consumidor. Valor médio de uma refeição na Capital é de R$ 37.

Seja no buffet livre ou à quilo, nas pizzarias rodízio e à la carte, os alimentos que apresentaram maior índice de aumento foram as carnes, os hortifruti, o queijo e a farinha. “Para as pizzarias, por exemplo, este impacto é muito significativo e representa uma real diminuição na margem de lucro”, afirma o presidente do SINDPOA, Henry Chmelnitsky.

“O preço do leite também teve alta expressiva e o cenário é de que os preços sigam em alta devido a extensão do período de seca e da maior competição entre as industrias na aquisição do leite”, afirma Chmelnitsky. Ele lembra que apesar de ter sido prorrogado em função da Copa do Mundo, o aumento da tributação para cervejas e refrigerantes ocorrerá ainda este ano e também causará impactos no setor. De acordo com a Receita Federal, a primeira alta pode ocorrer depois de setembro, prazo informado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui