quinta-feira, 5 de junho de 2014

GASTRONOMIA: Projeto Brazilian Flavors promove, na França, degustações de alimentos e bebidas do Brasil à venda em festival na rede Monoprix


Até 8 de junho ocorre o festival Le Brésil Chez Monoprix, na França, em 25 pontos de venda da rede Monoprix. Durante esse período que antecede a Copa do Mundo, alimentos e bebidas do Brasil entram em campo, em degustação para o público nessas lojas, em contato direto com o consumidor francês. A seleção para a temporada tem barras de cereais, amendoim japonês, castanha do Pará, café solúvel, sucos naturais, água de coco, goiabada, mini arroz, paçoquinha, feijão embalado a vácuo, refrigerante orgânico, cervejas especiais artesanais e vinhos finos. Em cinco dessas lojas que sediam a temporada haverá um pop-up destacando os produtos da promoção, o que ampliará de forma significativa a visibilidade dos itens. O lançamento oficial do festival aconteceu na semana passada, na sede da Embaixada do Brasil na França.

Esse é mais um resultado do Projeto Brazilian Flavors, que promove alimentos e bebidas do Brasil no exterior com o objetivo de abrir mercados e possibilidades de exportações para essas empresas, além de capacitá-las para os desafios do mercado externo. O Projeto Brazilian Flavors foi criado pela Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O festival de Brasil nas lojas Monoprix envolve produtos de vários segmentos, mas coube ao Brazilian Flavors a organização da área gastronômica do evento, responsabilizando-se também pela inclusão de produtos de empresas não associadas, além dos alimentos integrantes do Projeto.

Durante a temporada, o Brazilian Flavors realiza uma pesquisa com os clientes das lojas Monoprix para saber sobre a aceitação dos produtos brasileiros, e os resultados serão repassados para as empresas participantes.

Na França e no Báltico

Outro resultado importante do Brazilian Flavors, em andamento, é a realização do Festival Seja Brasileiro em sete navios de cruzeiros da Tallink Group, a maior empresa que opera turismo no Mar Báltico. Desde meados de março e até a Copa do Mundo, os restaurantes dessas embarcações servem pratos do Brasil elaborados com os produtos do Brazilian Flavors(criações da chef paulista Heloísa Bacellar) e vários desses produtos permanecem à venda nas lojas Duty Free das embarcações, alcançando milhares de turistas nórdicos, estônios, russos, japoneses e chineses durante a temporada –cada navio transporta mais de 2,7 mil pessoas por viagem.

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