segunda-feira, 2 de junho de 2014

MODA: Estilista Gustavo Werner antecipa quais as tendências que estarão na Intimasul 2014


A lingerie é uma peça indispensável no guarda-roupas feminino. Independente da ocasião, seja ela especial ou apenas no dia a dia, a procura por este acessório de desejo, inclui conforto e beleza. Não é à toa que o mercado de peças íntimas de Guaporé vem ganhado destaque no cenário nacional e internacional, pois agrega o que existe de mais moderno em tendências e tecnologia, satisfazendo a vaidade da mulher moderna.

Impulsionado a indústria da moda íntima, a Intimasul chega a sua sétima edição, alcançando sua identidade e valorização no mercado. Porém, todo esse crescimento é resultado de experiências e muito trabalho, como por exemplo, o curso ministrado pelo estilista Gustavo Werner, que proporcionou durante sete semanas o desenvolvimento criativo para as novas coleções que estarão tanto nos desfiles como nos estandes da Intimasul 2014.

O estilista avalia positivamente o desempenho das alunas, que tiveram a oportunidade de desenvolver suas coleções a partir de experimentos, iniciando com o desenvolvimento das peças, do desenho, passando para a modelagem até a confecção. O resultado previsto eram peças mais autorais, além da elaboração de uma coleção mais comercial, mas ao mesmo tempo as duas sendo mais criativas.

A diretora de marketing da feira, Nelcidia Fontanive acredita que as empresas ou as próprias pessoas que trabalham na área de desenvolvimento, formação de custos ou de atendimento, se profissionalizem e aprendam a atender ou fazer melhor.

- Com isso, elas poderão apresentar melhores coleções e melhores produtos para quem vem visitar o município. Isso é sinal que elas estão tendo interesse em pesquisar, em buscar melhores produtos, em buscar melhores matérias primas e isso fortalece todo o nosso setor, salienta.

- Durante o curso algumas empresas pesquisaram e optaram por desenvolver peças voltadas para o vintage: uma abordagem dos anos vinte, sessenta e setenta.  Na busca por essa referência no passado, algumas  fizeram um experimento de novas modelagens, buscando novos aviamentos, e até mesmo a construção daqueles que não existiam no mercado, conta Gustavo.

De acordo com o estilista foi possível visualizar peças que buscam uma elegância mais acentuada, com uma feminilidade mais natural, mas não tão sensual, que ele compara com a sensualidade da atriz Aldri Rebirth. Além disso, peças mais arrojadas que buscam um certo futurismo ligado aos anos sessenta também foram destacadas, sendo considerada por ele, uma releitura desta época.

Nesta última etapa do curso, durante dois dias, as empresas tiveram a oportunidade de fotografar suas peças com a fotógrafa de moda Mariana Villa Real.

- As fotografias que foram feitas na finalização do curso com o Gustavo, buscam uma imagem mais limpa, onde se valorize mais a peça, pois a moda é mutante e os ciclos temporais são muito curtos.  Fotografias conceituais onde se trabalha com cenários com muitos elementos e mesmo a figuração maior do modelo, ela restringe muito no uso.

Durante o curso, uma das pautas foi a questão do direito autoral referente ao uso de imagem, que de acordo com a fotógrafa, em termos de internet as pessoas acreditam muito que qualquer imagem por estar na rede pode ser utilizada, quando na verdade isso não é possível, todas as imagens são protegidas por direito autoral do modelo e do fotógrafo.

- Essas imagens para utilização, precisam de um termo de autorização que é cedido pelo fotografo por um período de tempo, para que esta imagem possa ser usada e também pelo modelo para esse mesmo uso. Isso protege o trabalho de ambos, uma vez que a peça, no caso as peças de lingerie estando na foto, o detentor dos direitos dessa imagem não é quem produziu a peça, na verdade é o fotografo que produziu a imagem e o modelo que esta nela por estar sendo utilizada a imagem dele, conclui.

Serviço:

Intimasul 2014 - Feira de Negócios da Moda Íntima, Praia e Fitness do Rio Grande do Sul
Local: Centro Comercial Guaporé - ERS 129 / Km 128,5 S/N° - Bairro Planalto Guaporé (RS)
Data: 05, 06 e 07 de junho de 2014
Horário: 10h às 19h.
Patrocínio: Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Têxtil de rendas Acácia, Manatex Malhas, Top Bojos, Comoditá, Unimed Vale das Antas, Sicredi, Banrisul e Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Apoio: Município de Guaporé, Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do investimento, Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Estado do Rio Grande do Sul e Associação da Joia e Lingeries de Guaporé – Ajoli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui