terça-feira, 1 de julho de 2014

GASTRONOMIA: Porto Alegre ganha primeiro fast food Vegano do Brasil


Inaugurou em Porto Alegre, o B Burger, primeiro fast-food vegano do Brasil, que vem para ser referência entre os que buscam uma refeição gostosa, saudável e uma ótima opção para quem procura por alimentos livres de origem animal. O B Burger é uma criação do fotógrafo profissional, Rodrigo Bragaglia (28 anos), que sempre dedicou seu trabalho à paixão pelos bichos e que agora transforma este sentimento em negócio permanente.

A escolha por uma lanchonete de comida rápida tem inspiração em marcas gigantes espalhadas pelo mundo que consagraram o conceito, mas a semelhança para por aí. A começar pelo investimento para abrir o negócio, só possível com a cooperação da família, as diferenças vão adiante. Rodrigo é, há quatro anos, um vegano, e espera ser agente de uma mudança de mentalidade gradual, que leve ao fim da exploração animal – motivação mesma dos adeptos dessa dieta. A consciência ambiental também está na escolha dos materiais das embalagens, todas biodegradáveis.

“Estou criando o fast-food do bem! Fundamentalmente, vamos oferecer comida gostosa, em um ambiente leve, descontraído, mas é ótimo saber que nossa produção não causa os prejuízos sócio-ambientais da indústria do abate de animais”, diz Rodrigo, ciente de que mudanças sensíveis de hábito dependem de muita reflexão e levam tempo. Ele mesmo deu o passo para o veganismo depois de seis anos sem consumir carnes. No B Burger, os alimentos estão livres de lactose e frituras.

Instalado em um espaço para até 50 pessoas, numa área tradicional da capital gaúcha (Rua 24 de Outubro, 31 - Moinhos de Vento), e decorado com temática tropical, o B Burguer, segundo o empresário, espera atrair um público diverso e em busca de novidades, disposto a experimentar novos sabores e combinações. A novidade, claro, será uma alternativa a mais para vegetarianos e veganos, parcela da população que cresce gradualmente nas pesquisas de consumo, mas que ainda é carente de variedade e número de opções de gastronomia. O restaurante abre de segunda a sábado, e os horários são: de segunda a quinta, das 11h às 22h; sextas e sábados, das 11h às 23h.

CARDÁPIO:

Para atender a essa diversidade, o próprio Rodrigo criou o cardápio, composto de seis combinações de sanduíches, quatro acompanhamentos, bebidas (sucos, água de coco, chá), sobremesas e cervejas artesanais.

Prato principal, o hambúrguer será preparado com soja, falafel (grão-de-bico) ou vegetais. As combinações incluem tomate, alface americana, molho especial da casa, pesto de tomates secos, cebola picada refogada, com ou sem shoyu, pesto de manjericão, picles, linguiça vegetal e mostarda. O pão pode ser branco ou integral, e formam o combo batatas palito assadas, coxinha de soja, bolinhos de falafel, salada e molho.

Enquanto as fontes da matéria-prima dos sanduíches são pequenos produtores da região da Grande Porto Alegre e Ceasa local, a cerveja é mais um toque familiar do negócio. É o irmão cervejeiro, sócio da marca Irmãos Ferraro – vencedores em 2013 no Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau/SC com a Nera Reale Stout Cioccolato – que fornecerá os cinco tipos do líquido dourado, em garrafas de 600ml, para acompanhar os lanches. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui