Novo livro de Melissa Flôres traduz o cotidiano em pequenos textos |
A artista Melissa Flôres escreveu o livro “Cenas e Histórias de Amor” para esmiuçar o cotidiano a partir da prosa. Criando delicados microcontos sobre pessoas e seus universos, transferiu para o papel todo o encanto que tinha pelas coisas repetidas da rotina – e pela graça de refazê-las novamente, de outro jeito. Suas influências? Os haikais japoneses e os filósofos fragmentários alemães do século XIX.
Ao iniciar o projeto, colocou-se uma meta: a cada dia concluir um breve texto, para que a própria agenda não fosse um empecilho à escrita. O resultado é uma soma de cenas que funcionam como pinturas em palavras, e que ganham ainda mais força no conjunto. Esta estrutura fragmentada, aliás, foi fundamental para o que o projeto gráfico possibilitasse uma leitura com dinâmica própria: concebido por Melissa em parceria com a designer Raquel Alberti, o formato do livro lembra um diário repleto de escritos íntimos, com cenas soltas que são lidas sem uma ordem pré-determinada. A estampa que arremata o trabalho foi encontrada em um caderno de William Morris, na escola alemã Bauhaus: “As estampas me emocionaram muito. Assim que vi o livro fiquei imaginando aqueles papéis forrando as paredes das casas das mulheres das minhas histórias”, conta a autora.
O lançamento da obra, que inclui apresentação da artista Maria Helena Bernardes, acontece no dia 29, na Arena Cursos. Os livros poderão ser adquiridos na própria escola ou pelo email melissa@arena.org.br diretamente com a autora.
SERVIÇO
Lançamento de Cenas e Histórias de Amor, de Melissa Flôres
Dia 29 de outubro, às 19h
Arena Cursos | João Telles, 379/102 - Bom Fim, Porto Alegre
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui