Sabe quando você conhece uma pessoa e imediatamente lhe ocorre a frase: “esse tem história para contar...” Essa é a sensação geral que se tem ao conhecer o Carlos, no caso, o Coelho. Filho de migrantes catarinenses de origem extremamente humilde, o autor de Os Passos do Coelho – Histórias de Um Menino Sonhador nunca pensou em escrever um livro, até completar 59 anos de idade. Prestes a se tornar sexagenário e avô de duas crianças, decidiu registrar suas histórias para ficarem como herança para os netos. Despretensiosamente, então, nasceu este livro, em que ele narra a infância, a adolescência e o início da juventude, que coincide com a entrada na carreira militar (de 1954 a 1972).
As descobertas infantis de um menino calado, as brincadeiras de rua, o difícil relacionamento com o pai alcoólatra, o amor pelos irmãos, as brigas da vizinhança e as fantasias naturais ao guri do interior são parte desta história. Também aparecem na narrativa as dificuldades para estudar em escolas públicas sem o apoio dos pais, os perrengues como auxiliar de pedreiro e a paixão pelo futebol.
Impresso inicialmente para a comemoração dos 60 anos do autor, Os Passos do Coelho vai ter lançamento oficial e sessão de autógrafos na também sessentona Feira do Livro de Porto Alegre. Com uma BIC novinha na mão e muito orgulho da vida que viveu, Carlos Coelho autografa seu livro de memórias no dia 1º de novembro (sábado), às 18h.
Os Passos do Coelho tem edição da Cidadela Editorial, capa de Daniela Olmos, da Proje Comunição Visual e distribuição da Associação Gaúcha de Escritores Independentes – AGEI. À venda somente na Feira do Livro de Porto Alegre por R$35.
Sobre o autor
Carlos Coelho é filho de pobres migrantes catarinenses que vieram a Canoas (RS) em busca de trabalho na construção civil. De lá, vítimas das constantes enchentes do Rio Gravataí, mudaram-se, levando o filho com um ano e meio para Viamão, onde criou-se livre em meio a natureza, de onde tirou a maior parte de seu aprendizado.
Aos quatro anos já estava na lida com os animais da casa, trabalhando, daí para frente, arduamente para ajudar a família a custear seus próprios estudos.
Aos dezessete anos, ingressou na Escola de Especialistas da Aeronáutica, de onde, dois anos mais tarde, saiu como 3º Sargento Meteorologista. Trabalhou no Destacamento de Proteção ao Voo de Porto Alegre, onde permaneceu até o final da carreira.
Neste meio tempo, formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no curso de Farmácia e Bioquímica, exercendo a atividade paralelamente a FAB.
Ingressou na Universidade Luterana do Brasil como professor, onde trabalhou por vinte anos como professor de Microbiologia, Imunologia, Parasitologia e Farmacologia. Fez duas Pós-Graduações em Metodologia do Ensino e uma em Farmacologia.
Foi mentor e, depois, coordenador do curso de Farmácia por seis anos. Foi co-autor do Manual de Parasitologia Humana, lançado pela Editora da ULBRA.
Atualmente é sócio, responsável técnico e bioquímico da Laborclínica Viamão Ltda.
Casado, é pai de três filhos e avô da Marcella e do João.
Os Passos do Coelho – Histórias de um Menino Sonhador, de Carlos Coelho
Sessão de autógrafos na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre
Sábado, dia 1º de novembro, às 18h, na Praça de Autógrafos.
Cidadela Editorial
176 páginas
R$35
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui