sexta-feira, 10 de outubro de 2014

DIA DAS CRIANÇAS: Dicas de brinquedos para quatro faixas de idade



O Dia das Crianças está chegando e com ele a dúvida sobre os brinquedos mais adequados para cada criança. Para os pais, dindas, tios e amigos que buscam aliar diversão ao desenvolvimento cognitivo dos pequenos, a diretora da Big Center Festa, Pepita Ortiz, preparou uma lista com dicas que facilitarão a escolha, de acordo com a idade.

De um a dois anos:

Brinquedos que estimulem os sentidos da visão, audição e tato, e que portanto, façam barulho e tenham muitas cores e texturas. Desenvolver o raciocínio e a coordenação também é muito importante, e para isso, brinquedos que estimulem a trajetória, como aqueles nos quais pequenos objetos devem seguir um caminho até um destino, assim como os geométricos, nos quais a criança encaixa bolinhas e quadradinhos, em seus respectivos buraquinhos, são fundamentais.


De três a quatro:

Personagens de desenhos coloridos fazem muito sucesso nesta época, pois ampliam a percepção visual e o tato. É também o início da fase na qual o mundo da fantasia entra em ação e quando as crianças passam a interagir ainda mais com adultos e outras crianças. Jogos simples de montar e encaixar, jogos de equilíbrio como boliches, e brinquedos que estimulem a aventura como patinetes, carrinhos e pistas de corrida são boas apostas.

De cinco a seis anos:

A imitação de atividades do universo dos adultos também é um foco do período, portanto, miniaturas de casas, oficinas e cozinhas são sugestões para desenvolver as crianças desta fase. O mundo da imaginação também se expressa através da paixão dos pequenos pelos personagens favoritos de filmes, séries e livros, portanto, bonecos que façam referência a eles serão um sucesso garantido.



De sete a dez:

Jogos que exigem níveis mais altos de raciocínio e estratégia entram em cena a partir desta fase, kits científicos e de mágicas, e quebra-cabeças com mais peças são exemplos de brinquedos divertidos. Os bonecos passam a exercer a função de espelhar o comportamento dos adolescentes e adultos, e por isso, meninos e meninas passam a desejar figuras mais humanas, como bonecos de ação e bonecas do tipo Barbie. Além disso, brincadeiras físicas passam a ser vitais no dia a dia das crianças, e bicicletas, skates e bolas são opções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui