segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CULTURA: Eduardo Pitta apresenta o show “Pra Relaxar”

Espetáculo acontece no dia 25 de novembro, no Teatro Renascença
Depois do sucesso com a banda Se Ativa - e um período de oito anos entre Rio de Janeiro e São Paulo - o cantor e compositor Eduardo Pitta retorna a Porto Alegre para apresentar o primeiro trabalho solo, o CD e DVD “Pra Relaxar”. O show de lançamento acontece no dia 25 de novembro, no Teatro Renascença, dentro do projeto “Sons da Cidade”. 

No espetáculo, Eduardo convida o público a entrar no mesmo clima intimista que permeou a gravação do CD e DVD - que tem direção, concepção e gravação de Marcelo Monegal e som de Tiago Becker/Estúdio Soma. Acompanhado de um violão, o artista leva as canções em um ritmo suingado. As novas músicas foram criadas pelo próprio artista e por uma nova geração de compositores da MPB, como o baiano Alexandre Mello e o pernambucano Esdras Bedai, parceiros que conheceu e trabalhou nos últimos anos.

Revisitar músicas populares antigas e pesquisar suas fontes estão entre as principais características de Eduardo Pitta. Em suas composições, a inspiração vem das origens da música popular brasileira, da era de ouro do rádio, das primeiras rodas de samba do Rio de Janeiro e dos grandes mestres nordestinos.

A valorização da cultura brasileira pode ser notada na música "Questão de identidade", que abre o CD/DVD mostrando esse conceito de uma forma divertida: "Sou brasileiro, faço samba de breque, não sou rockstar. Tenho compromisso com a cultura popular. É nesse enredo que eu vou ficar...".

O samba é a maior escola do artista, mas bolero, xote, baião e maracatu também são ritmos presentes no trabalho, que apresenta a pluralidade da música. "Estou muito feliz com este lançamento, este disco é resultado de várias experiências na música que sintetizam a minha identidade. O Pra Relaxar tem a minha cara”, conta Eduardo.



Sobre Eduardo Pitta 

Eduardo Pitta é músico, cantor e compositor brasileiro. Ainda garoto, aprendeu a tocar violão e cresceu cantando nas festas da família, da vizinhança e bandas de garagem. Sua carreira profissional iniciou em 1998, com a banda Se Ativa. O grupo teve forte projeção na região sul do país e gravou três discos pelas gravadoras SOM LIVRE/RBS DISCOS e ORBEAT MUSIC. 

Em 2006, Eduardo foi viver em São Paulo, onde estudou piano, harmonia e canto popular na escola Souza Lima e também foi aluno da antiga Universidade Livre de Musica, ULM.  Na capital paulista, viveu durante 4 anos, ampliando seu universo de composição e dividindo em novas parcerias sua paixão pelo cancioneiro popular. Teve suas primeiras composições gravadas por Rita Gullo, Cristiana Pretto e Aretha Marcos. 

Em 2007, ele gravou o CD Beco das Garrafas, produzido em estudio por Lucio Dorfmann. No mesmo ano, gravou o DVD Eu Sambo Mesmo, ao vivo em São Paulo, acompanhado pelo o Regional Lua de Prata. 

Com o ator e músico Alexandre Mello, compôs muitas canções, participou do grupo Poema Novo que faz uma interessante mistura de musica, poesia e teatro. Em 2009, os caminhos levaram Eduardo Pitta para o Rio de Janeiro. Lá, ao lado de seu grande parceiro o pernambucano Esdras Bedai, realizaram um projeto que nasceu de uma amizade antiga: “OSTABA”. Também gravaram juntos o CD “Retropicalia” com participações de Edu Krieger e Dado Dolabella.

Em 2013, a cantora Vanessa Longoni grava sua canção “Painho cuspiu” em seu disco “Canção para voar”. A mineira Janaína Moreno também passa a ser sua intérprete com “Escada Abaixo”. 

Em 2014, lança o show “Pra relaxar”, e traz uma seleção de suas composições em um clima intimista de voz e violão. Este show foi gravado em estúdio (Estúdio SOMA Porto Alegre) e gerou um CD/DVD produzido por Marcelo Monegal. 

SERVIÇO

Eduardo Pitta – Pra Relaxar
Data: 25 de novembro, terça-feira, às 20h
Local: Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307 - Azenha, Porto Alegre)
Ingresso: 1 brinquedo (a retirada de senhas, na bilheteria do teatro, começa às 19h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui