segunda-feira, 10 de novembro de 2014

CULTURA


Os curadores João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho, da Fantapoa Produções, trazem cineastas argentinos para falarem sobre o tema em Porto Alegre

O I Festival de Cinema Universitário, que rola de 07 a 16 de novembro nas salas do Cine Santander e CineBancários, acaba de lançar uma super novidade, o seminário “Cinema de baixo orçamento”, com os cineastas Demian Rugna e Fabian Forte. O curso acontece no dia 15 de novembro, sábado, das 9h às 13h, no Cine Santander, e será ministrado em espanhol. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail programador@pranafilmes.com.br. 

Os integrantes dessa turma vão contar com a experiência desses cineastas argentinos que são reconhecidos no segmento fantástico. Rugna é especializado em cinema fantástico e circula pela cena independente. Ele escreveu, dirigiu e produziu os longas “The Last Gateway” e “Malditos Sean!”. Forte já participou da direção de mais de 40 filmes, o que rendeu a ele uma vasta experiência na indústria cinematográfica. Ele dirigiu ainda os longas “Carnal”, “Celo”, “LaCorporación”, e “Malditos Sean!”, na companhia de Rugna. Para o seminário, os hermanos prepararam um roteiro especial para falar sobre o tema. Serão abordados tópicos como criatividade, realidade, distribuição, comercialização, cinema de guerrilha e independente (veja programação completa abaixo).

Programação completa do Seminário “Cinema de baixo orçamento”

1 – O que é o Cinema Independente e de Baixo Orçamento? Por que é confundido com a expressão “Cinema de Autor”?
2 – O Cinema de Guerrilha, sua definição e sua implementação em filmes industriais.
3 – A gestão de um filme sem recursos financeiros. Por onde começar? O que devemos ter em conta na hora de realizar um filme independente? Tempos, processos e cooperatividade.
4 – Criatividade X Realidade: Como lidar com ideias irrealizáveis. Recursos e alternativas técnicas para conseguir resultados satisfatórios.
5 – Exemplos de experiências próprias em filmagens independentes: problemas e soluções.
6 – Qual o circuito almejado por filmes independentes? Sua distribuição e comercialização.

O Curso é oferecido através da parceria entre o Festival de Cinema Universitário, a Prana Filmes e o Santander Cultural. O Festival de Cinema Universitário é financiado através do Fumproarte.

Serviço:

Seminário “Cinema de baixo orçamento”
Dia 15 de novembro (sábado), das 9h às 13h, no Cine Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico)
Inscrições gratuitas com vagas limitadas pelo programador@pranafilmes.com.br
A programação completa do I Festival de Cinema Universitário pode ser acessada pelo www.festivaldecineuniversitario.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui