sexta-feira, 17 de julho de 2015

GASTRONOMIA: Petites Délices cria versão de um clássico da vovó



No dia 26 de julho comemora-se o dia dos avós e para celebrar esta data tão importante, a Petites Délices recria um clássico da culinária tradicional, a famosa tortinha de nozes com ovos moles e damasco. A Chef Pâtisserier, Waldete Lutz Araújo sempre buscou formas de contemplar em suas receitas pessoas com restrições alimentares e pensando nisso elaborou uma opção sem glúten e lactose desta típica receita. Afinal, mesmo quem tem restrição a esses ingredientes não pode ficar sem degustar essas delícias de vovó.

A Petites Délices ensina a fazer a sua versão da Torta de Nozes, que não leva farinha de trigo nem derivados do leite. Anote a receita e comemore o dia da vó! 

RECEITA TORTINHA DE NOZES COM CREME DE OVOS

1) PÃO DE NOZES

Ingredientes: 

1 xícara de açúcar
Claras de 4 ovos
100 g de nozes pecan trituradas e torradas no forno 
3 colheres e meia de sopa de maisena
1 colher de café de fermento químico

Modo de Preparo:

Em uma batedeira, bater a clara com o açúcar até virar clara em neve.

Em um recipiente, fazer uma mistura de nozes com a maisena. Acrescentar o fermento e verter esta mistura nas claras em neve, aos poucos. Misturar com uma espátula até que fique uma massa levemente aerada.

Colocar esta massa em uma forma e levá-la ao forno a 190 ° C por 12 minutos. O pão deverá ficar marrom claro.

2) RECHEIO DE CREME DE OVOS

Ingredientes:

2 xícaras de açúcar
280 ml de água
1 colher de café de gelatina sem sabor
1 colher de chá de essência de baunilha
Modo de Preparo:
Em uma panela, fazer uma calda de água e açúcar, dissolvendo o açúcar em fogo médio. 

Colocar as gemas na calda, ainda em fogo médio, e misturar até que fique um caldo cremoso,  porém não muito espesso. Por último, colocar a essência de baunilha e a gelatina sem sabor (dissolvê-la em um pouco de água) neste recheio.

3) MONTAGEM DAS TORTINHAS

Rendimento: 10 unidades de aprox. 6 cm de diâmetro

Cortar os pães de nozes em rodelinhas de aproximadamente 6 cm de diâmetro.

Colocar uma rodela no fundo de cada uma das 10 forminhas (com fundo removível) e ir intercalando o pão com o recheio de creme de ovos, em quantas camadas for possível. Levar ao freezer para endurecer e então tirá-las das forminhas. Decorar com nozes torradas e geleia de damasco.

Sobre a Petites delices 

Um pouco da história da Petites Délices Waldete Lutz Araújo sempre gostou de fazer doces e a família sempre aprovou as delícias feitas por ela. Mas a vontade de cozinhar com sabor e saúde era uma preocupação constante, por isso, as receitas criadas pela Wal não continham gordura hidrogenada, conservantes, corantes e outros ingredientes artificiais. Ao mesmo tempo em que buscava especializações na área, ela foi percebendo a necessidade de criar doces diferentes daqueles aprendidos nos cursos de culinária, todos produzidos com produtos artificiais ou então muito gordurosos. 

As sobremesas feitas para a família no dia-a-dia, de forma bem artesanal foram tomando cada vez mais a atenção de Waldete, que passou a se dedicar inteiramente ao que mais gostava, fazer doces saborosos e com redução na quantidade de calorias. Depois de muitos testes e criações de receitas, a Petites Délices nascia em fevereiro de 2003 com mini doces e o Petit Gâteau de chocolate que é, até hoje, o carro-chefe da marca. Atualmente são 16 diferentes sabores de tortinhas, além das opções diet e as versões sem glúten e sem lactose.

Endereços: Bourbon Country, Barra Shopping Sul e Parcão (Comendador Caminha, 358). Telefone: 51 3264.4100

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui