quarta-feira, 16 de setembro de 2015

EMPRESAS: ​ 2ª edição do Destaque Panvel em Cena reconhece iniciativas que promovem o bem-estar




Há seis anos apoiando o Porto Alegre Em Cena, A Panvel realizará, no dia 17 de setembro, a 2ª Edição do Destaque Panvel em Cena. O evento, que ocorrerá no Teatro Renascença - localizado na Avenida Erico Veríssimo,  307, Centro – às 18h30, premiará iniciativas que atuam com dedicação e comprometimento para promover o bem-estar e transformam a vida das pessoas por meio da saúde e da cultura.

Divididos em três categorias, os ganhadores deste ano são:
- Categoria Saúde/Bem-estar: Casa do Artista Riograndense;
- Categoria Cultura: FestiPoa Literária;
- Personalidade do ano: Gildo Milman.

A Casa do Artista Riograndense (CAR) é uma entidade assistencial sem fins lucrativos, que há 64 anos tem a finalidade de abrigar artistas - atores, músicos, radialistas, radioatores, modelos e até técnicos de rádio e TV que fizeram parte da história dos palcos e estúdios gaúchos - com mais de 60 anos de idade e em estado de vulnerabilidade social devido à situação financeira instável.  Sua finalidade, no entanto, não se limita a tornar-se um simples abrigo, mas dar condições de vida digna e convivência tranquila aos moradores, todos vinculados à classe artística de referência e que buscam preservar a memória histórica e cultural do Estado.

Já a Festa Literária de Porto Alegre - FestiPoa Literária -  é um evento cultural que ocorre anualmente desde 2008  e que viabiliza debates, leituras, lançamentos, oficinas, exposições, shows, espetáculos de teatro, filmes, saraus. O evento promove a difusão da produção literária e artística local e nacional, trazendo para o cenário cultural de Porto Alegre convidados com vivências variadas da cultura e das artes e reúne centenas de leitores em torno da arte literária e em contato com escritores e artistas.

A personalidade do ano Gildo Milman, advogado de 83 anos, destaca-se pela sua dedicação em prol dos idosos no Brasil. Por 16 anos, presidiu voluntariamente o Asilo Padre Cacique, sendo o líder das reformas que transformaram a instituição em referência no atendimento à terceira idade no Rio Grande do Sul. Atualmente, é membro permanente do Conselho da entidade e atua também como voluntário na Casa do Artista Riograndense.

A seleção dos premiados foi realizada por um comitê formado por colaboradores e convidados da Panvel.

Sobre o festival Porto Alegre em Cena

O Porto Alegre em Cena com 22 anos, quem diria! E quem diria que nossa cidade teria assistido aos espetáculos de Peter Brook, Ariane Mnouchkine, Pina Bausch, Berliner Ensemble, Eimuntas Nekrosius, Patrice Chereau, Sankai Juku, Marianne Faithfull, Philip Glass, Goran Bregovic e Bob Wilson? Pois o fato é que o festival se transformou numa referência nas artes cênicas brasileiras e o público gaúcho tem a oportunidade de cruzar com os grandes encenadores mundiais todo mês de setembro na capital gaúcha. “Completar 22 anos dá a devida independência ao Em Cena. Essa independência, de um evento cultural que nunca se curvou aos apelos comerciais de artes cênicas, é o que o tornou um dos festivais mais importantes da América Latina, cujo prestígio hoje é realmente mundial. A busca da excelência, dos espetáculos de qualidade, dos grandes artistas, dos novos artistas que merecem destaque, é o grande patrimônio do Em Cena”, afirma Luciano Alabarse, coordenador do festival. 

Além da rica programação que invade os palcos da capital gaúcha religiosamente nos meses de setembro, ano após ano, o festival de orgulha de promover atividades formativas, com oficinas, mostras descentralizadas, premiações, ciclos de cinema, o projeto “Psicanalítica em Cena” e a publicação Gaúchos em Cena, coleção lançada anualmente nas edições do festival que coloca em destaque os personagens das artes cênicas gaúchas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui