quarta-feira, 7 de outubro de 2015

CULTURA: Gênero, Saúde & Cinema exibe “O homem elefante” na UFCSPA



O curso de extensão Gênero, Saúde & Cinema exibe no dia 18 de outubro, às 19h, no salão nobre da UFCSPA, o filme “O homem elefante”. Desta vez o tema em questão é “A construção social do corpo”. A psicóloga e professora da UFCSPA, Lúcia Stenzel, fará uma exposição e um bate-papo sobre o assunto. O evento é gratuito, aberto ao público e não necessita inscrição.
   
O drama “O homem elefante” (2h05min) é um clássico de 1980, dirigido por David Lynch, numa coprodução Reino Unido/ Estados Unidos. O filme se passa em Leicester, no séc. XIX, na Inglaterra vitoriana e é baseado na história real de John Merrick (1862-1890), um homem que tem 90% do corpo deformado. Considerado um monstro para a sociedade da época e com dificuldade de se expressar e falar, o “ O homem elefante” é exibido em um circo como uma aberração, junto com outras pessoas detentoras de doenças consideradas bizarras, sofrendo frequentes violações. Descoberto pelo médico Frederick Treves inicia a retomada de sua dignidade. 
    
O longa-metragem foi indicado ao Oscar em várias categorias. Uma das curiosidades sobre o filme é o fato da maquiagem do Homem-Elefante levar cerca de oito horas para ser feita no ator John Hurt. Após a filmagem, mais doze horas eram necessárias para que ele voltasse a ter a cara limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui