terça-feira, 3 de novembro de 2015

CULTURA: Como será o futuro?



Plataforma colaborativa registra questionamentos sobre o que virá pela frente

Como será o futuro? A pergunta de um pode ser a resposta de muitos.  Com o objetivo de provocar uma reflexão sobre o assunto, a Ideia1 Arquitetura criou o site www.comoseraofuturo.com.br - uma plataforma colaborativa de debates, na qual qualquer pessoa poderá compartilhar dúvidas sobre o que virá pela frente. 

Para dar o start no projeto, a empresa reuniu diversos formadores de opinião para registrarem depoimentos e inspirarem novos caminhos. Os convidados foram provocados a compartilhar questões sobre cinco assuntos distintos: morar, trabalhar, consumir, conectar/compartilhar e viver a cidade. 

“Sabemos que para cada pergunta há um caminho único, novo e melhor. Embora não possamos prever o futuro, podemos questionar o presente, sempre. E é isso que fazemos, todos os dias. Pensar, repensar, reaprender, experimentar, imaginar... Só assim vamos construir cidades melhores, pessoas melhores, projetos melhores e ir além. É isso que nos move”, explica Cristina Martins, sócia-diretora da Ideia1 Arquitetura. 

A iniciativa visa não só utilizar a tecnologia para atrair questionadores e multiplicadores, em um movimento de repensar a arquitetura e as cidades, como também construir um ambiente para que todos juntos possam desenhar as possibilidades de caminhos do futuro. 

“Mais que desenvolver boas ideias e proporcionar grandes experiências, precisamos ter propósito. Nós queremos uma arquitetura que inspire, que signifique, que transpire e, principalmente, que transforme”, completa Cristina. 

O encerramento da ação se dará com um bate papo, no dia 10 de novembro, das 14h às 18h, no Nós Coworking. No evento, representantes de cinco pilares – Thaís Reali (morar), Edgar Powarczuk (trabalhar), Tiago Febel (consumir), José Borbolla (conectar/compartilhar) e Gus Bozzetti (viver a cidade) – vão buscar as respostas para as questões publicadas no site, a fim de que juntos e de forma colaborativa, se consiga desenhar coletivamente o cenário do que pode vir pela frente. 

As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 09 de novembro, pelo link www.comoseraofuturo.com.br/evento 

Sobre os palestrantes



#MORAR – Thaís Reali

Pesquisadora, Designer de Informações e Facilitadora de Conversas. Ativa na Comunidade do Art of Hosting, fez diversos cursos de Inovação, Design & Visual Thinking e aprendeu muito em feiras como NRF (National Retail Federation) & CES (Consumer Eletronic Show). Já prestou serviços para empresas como Cyrela, Maiojama, Melnick Even, Grendene, Hering, Gang, Lojas Colombo, Bettanin, Sevenboys & AGCO. Fundadora da Reali Hub for Innovation, empresa com o foco em inovação e comportamento e co-fundadora da iniciativa Põe no Papel & NEU (Núcleo de Estudos Urbanos) vive no DE | PARA | COM pessoas. 

#TRABALHAR – Edgar Powarczuk

Jornalista e mestre em Administração, com diversas formações nacionais e gringas nas áreas de marketing, planejamento, criatividade e liderança. Dedica-se a sua agência de arte Genuinaobra e ao Mentoring para pessoas que estão muito a fim de empreender algo real na sua vida com impacto positivo na vida dos outros. Sua missão há mais de 20 anos: ajudar a formação de empreendedores líderes, responsáveis pelo crescimento sustentável e pela transformação ética do Brasil.

#CONECTAR/COMPARTILHAR – José Borbolla

Cientista de dados e consultor de Marketing e Redes, desenvolvendo projetos em clientes como Rede Globo, Itaú, Whirlpool e Natura. Professor de formação com mais de 5 anos de experiência, idealizou e coordenou o curso “Da Lama ao Caos” na Perestroika de São Paulo, além de aulas nos cursos “Decoding” e “Tapume”. Também atuou na área de marketing e publicidade por mais de quatro anos, em empresas como FLAG e Amil. Possui especialização em Marketing e Branding, além de cursos sobre Storytelling, Data Science, Empreendedorismo e Redes.

#CONSUMIR – Tiago Febel

Coach e Consultor de negócios, especialista em Marketing Estratégico. Atua nas áreas de marketing e desenvolvimento humano, liderança, planejamento estratégico e desenvolvimento de mercado. Formado em Resiliência Psicológica e Desbloqueio da Imunidade à Mudança pela Universidade de HARVARD (USA). Professional & Life Coach, analista Comportamental, com formação em Coaching Sistêmico de Equipes, sócio-proprietário da Changer Desenvolvimento Pessoal.


#VIVER A CIDADE – Gus Bozzetti

Desde cedo na área da publicidade, se especializou como diretor de arte, atuando nas principais agências de porto alegre, tanto para propaganda como para publicações e revistas. Em São Paulo trabalhou como diretor de arte para a Revista Trip. Nos anos de 2011 e 2012, esteve a frente do projeto PortoAlegre.cc, que visava discutir a cidade e a participação dos seus habitantes por meio da internet. Atualmente é Coordenador Geral do canal de TV a cabo Travel Box Brazil.

Sobre a Ideia1 Arquitetura 

A IDEIA1 ARQUITETURA é uma empresa especializada em Projeto Arquitetônico de Edificações com 11 anos experiência e reconhecimento na área da construção civil. Possui reconhecimento nacional com a conquista de 10 prêmios de arquitetura até o momento, com projetos nas áreas de paisagismo, urbanismo e arquitetura.

A empresa acredita que a arquitetura é mais que uma Ciência Exata: é uma Ciência Humana. O que a motiva é fazer MAIS. Ir além do esperado, da solução técnica, da visão única. Desde a análise urbana até o detalhe final, a IDEIA1 coloca toda a sinergia dentro de uma metodologia de sucesso que aprimorou ao longo de uma década. Ir além, para questionar o presente e fazer diferente, em busca de uma arquitetura que inspire e transforme, para assim desenvolver projetos, cidades e pessoas melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui