quinta-feira, 19 de novembro de 2015

CULTURA: Documentário Tormenta terá sessão comentada na Casa de Cultura Mario Quintana dia 24 de novembro


Filme que conta história de vida da artista plástica Vera Tormenta será exibido na terça-feira (24), com a participação do diretor Lucas Costanzi 
Lucas Costanzi interage com Vera Tormenta durante filmagem

A história de Vera Tormenta pode ser conferida desta vez na Casa de Cultura Mario Quintana, no Centro Histórico de Porto Alegre. O documentário "Tormenta" será exibido na terça-feira (24/11), na sala Eduardo Hirtz, em sessão comentada com o diretor Lucas Costanzi. O média-metragem que narra à vida da artista plástica, foi filmado em Paris, no Rio de Janeiro e em Vacaria.  O valor do ingresso é R$ 12,00, com direito a meia entrada para estudantes e idosos. 



Com a missão de contar a curiosa trajetória da artista carioca que embarcou em uma viagem ao velho mundo para estudar pintura na capital francesa logo após a Segunda Guerra Mundial, Lucas leva apenas sua Canon 5D a tira colo, e refaz os caminhos percorridos por Vera, que pessoalmente colabora com uma narrativa cheia de carisma e saudades diante das aventuras de sua vida. De volta ao Brasil nos anos 1950, Tormenta  protagonizou histórias da elite cultural do Rio de Janeiro, ao lado de nomes como Cândido Portinari, Jorge Amado, Oscar Niemeyer, Vinícius de Morais, entre muitos outros.  Atualmente, aos 85 anos, ela e sua família moram numa pequena casa de madeira no interior do Rio Grande do Sul, onde administram juntos o Parque das Cachoeiras, um agradável reduto para os amantes da natureza. 

O filme reconta essa passagem do agito cultural carioca à reclusão na fazenda amparada por artistas importantes como Ferreira Gullar, Darel Valença Lins, Rossini Perez e Anna Letycia Quadros, que também relembram a atmosfera da boemia carioca e o surgimento de movimentos artísticos no cenário nacional que eles, ao lado de Vera, vivenciaram. O filme revela o despertar de uma artista que ganhou as páginas das revistas e jornais dos anos 60 e aborda os temas sociais pintados por ela, revelando-nos uma história singular sobre sermos apenas a soma dos caminhos que seguimos.

Sobre a Sabujo Filmes 

Nova no mercado cinematográfico, a Sabujo Filmes é uma produtora audiovisual independente, voltada para produção de documentários, conteúdo cultural e reportagens. Com sede em Porto Alegre, a empresa já produziu série de reportagens para TV, documentários e reportagens especiais. A Sabujo Filmes é dirigida por Lucas Costanzi, jornalista formado pela PUCRS, especialista em documentário pela ESEC- École Supérieure d'Etudes Cinématographiques de Paris e é pós- graduando em Gestão Cultural. Lucas morou por quase três anos na Capital francesa, onde produziu o curta-metragem Ruche Ouvrière, bem como o quadro Conexão 360° para o Canal TV COM de Porto alegre. Recentemente finalizou o documentário Tormenta (52"), 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui