terça-feira, 15 de dezembro de 2015

CULTURA: Pop Center Porto Alegre recebe apresentação da Orquestra de Flautas Villa Lobos




Evento gratuito e aberto ao público ocorre na próxima sexta-feira, 18/12, às 16h, na passarela onde está localizado o Papai Noel.

A Orquestra formada por crianças e jovens da Lomba do Pinheiro, periferia de Porto Alegre, promete emocionar o público que frequenta o Pop Center Porto Alegre. Na próxima sexta-feira, 18/12, às 16h, os artistas da Orquestra de Flautas Villa Lobos farão uma apresentação gratuita em homenagem ao Natal. Eles estarão localizados na mesma passarela do Papai Noel.

Na ocasião, estarão à venda o livro Orquestra Villa-Lobos – Música que Transforma e o DVD Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo, com Kit promocional a R$50,00. O Pop Center fica localizado na Av. Júlio de Castilhos, 235 – Centro.

Sobre a Orquestra

A Orquestra Villa-Lobos é o resultado do trabalho de educação musical desenvolvido há 23 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos. Tem por objetivo proporcionar a crianças e jovens da Lomba do Pinheiro, periferia de Porto Alegre, o acesso ao conhecimento musical e vivências artísticas e socializadoras, promovendo a autoestima, estabelecendo interação com os elementos da cultura local e ampliando as possibilidades de participação na sociedade.

A iniciativa é mantida pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e tem firmado parcerias com várias instituições e empresas, entre elas, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Santander Cultural, Grupo CEEE, Ministério da Educação, Criança Esperança/ Rede Globo, Banrisul, Caixa e Petrobras.

Em parceria com o Instituto Cultural São Francisco de Assis, organização não-governamental, garante mais de 800 atendimentos gratuitos por semana em sete locais da comunidade nas seguintes oficinas de música: canto-coral, cavaquinho, contrabaixo elétrico, expressão corporal, flauta doce, gaita ponto, musicalização infantil, percussão, piano, prática de orquestra, teoria e percepção, viola, violão, violino e violoncelo. O grupo artístico é composto por 40
adolescentes.

A Orquestra tem dois CDs, O Trenzinho do Caipira (2002) e Olhos Coloridos (2008); o livro Orquestra Villa-Lobos – Música Que Transforma (2012) e o DVD Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo (2013). Recebeu menções importantes como o Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre; o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela UNESCO/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky

Sobrinho; dois prêmios Líderes & Vencedores – Destaque Comunitário 2009 e Referência Educacional 2013, concedido pela Federasul e Assembleia Legislativa do RS; as certificações pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, e pelo Prêmio Itaú Unicef 2011 como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade; Menção Especial do júri do Prêmio Açorianos de Música 2012; o Prêmio Educação RS 2013, categoria projeto, pelo SINPRO-RS; três indicações (DVD, espetáculo e arranjadores) do Prêmio Açorianos de
Música 2013; Destaque Cultura no Prêmio Destaque Panvel Em Cena 2014; e Medalha Cidade de Porto Alegre conferida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre em 2015.

A Orquestra Villa-Lobos já ultrapassou a marca de mil concertos no Brasil - Porto Alegre e interior do RS, Brasília (DF), João Pessoa (PB), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) – e na Argentina e Uruguai para público superior a 280 mil pessoas. A regente e coordenadora é a professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto, que entre outros prêmios, recebeu da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Medalha do Mérito Farroupilha por sua atuação frente à Orquestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui