sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

SAÚDE: Gestantes e bebês ganham aliado no combate ao mosquito Aedes Aegypti




Primeiro larvicida biológico para uso doméstico, aprovado pela Anvisa, não deixa qualquer tipo de resíduo tóxico, sendo inofensivo a seres humanos, animais domésticos, aves, peixes e plantas...A tecnologia elimina em 24h os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Febre Zika e Chikungunya. O produto já está sendo distribuído por redes de supermercados !
    
Gestantes de todo o Brasil vivem momentos de apreensão e cuidados redobrados com o surto de microcefalia no país, causado pelo vírus Zika, transmitido pelo Aedes Aegypti. O combate ao inseto tem sido desafiador, porque é preciso eliminar o mosquito, sem descuidar da saúde da mãe e do bebê, que não podem ser infectados com produtos tóxicos. "As soluções biológicas até hoje só estavam disponíveis por meio de agentes de saúde pública e isso não permitia que pudéssemos utilizar esta tecnologia diretamente no combate a esse surto do mosquito", avalia o Médico e Professor da PUCRS, Fernando Kreutz, pesquisador à frente do primeiro larvicida biológico para uso doméstico aprovado pela Anvisa.
   
O Biovech é resultado de 10 anos de estudos e pesquisas da empresa de biotecnologia e nanotecnologia Neovech, do Grupo FK Biotecnologia - holding de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que atua nas áreas de biotecnologia e nanotecnologia. "Isso quer dizer que, a partir de agora, qualquer pessoa terá acesso a um larvicida para o uso doméstico, com a certeza de que não está afetando a sua saúde. O controle do mosquito é a maneira mais eficiente para conseguirmos vencer esta verdadeira guerra que estamos travando no país", complementa Fernando Kreutz, que também é diretor do Grupo FK Biotecnologia.

O Biovech é o primeiro produto da classe de larvicidas biógicos de uso doméstico disponível no Brasil. Além do efeito de matar a larvas tem uma ação preventiva, pois continua a funcionar em locais que são de difícil controle, como nos jardins e pontos de casas onde acumula-se água. A presença do produto faz com que as larvas morram durante seu processo de amadurecimento e não se transformem em mosquitos adultos. Além da contaminação entre pessoas, quando um mosquito pica alguém já contaminado e depois outra pessoa, transmitindo assim o vírus, existe a possibilidade da fêmea do mosquito transmitir virus diretamente para os seus ovos, criando desta forma uma nova geração de insetos já contaminados. "O controle dos focos de criação de mosquitos é primordial para o controle da Zika, Dengue e chikungunya".
   
O produto está disponível nas redes de supermercado Walmart, no Sudeste, e Bompreço e Hiper Bompreço, no Nordeste. No Rio Grande do Sul, também é possível adquirir o Biovech no Zaffari/Bourbon.

Sua fórmula é produzida utilizando a bactéria Bacillus thuringiensis, variedade israelenses (BTI), que contém os cristais da proteína Cry. Uma vez ingeridos pela larva do mosquito, os cristais provocam a sua morte, evitando que ela se torne um mosquito adulto transmissor de doenças. "Ou seja, ao aplicar o produto nas áreas de risco, a larva ingere essa proteína e morre," explica a Doutora em Biotecnologia, Ana Letícia Vanz, coordenadora do Projeto Biovech. A tecnologia mata a larva do mosquito em até 24h.

O Biovech é biológico e não agride o meio ambiente. Tem a vantagem de matar as larvas do mosquito sem deixar qualquer tipo de resíduo tóxico, sendo inofensivo a seres humanos, animais
domésticos, aves, peixes e plantas.

Sobre a Neovech

Empresa do Grupo FK Biotecnologia, a Neovech chegou ao mercado para entregar soluções de alta tecnologia, seguindo a tendência mundial de produtos Bio e Nanotecnológicos que combatam as pragas urbanas. Com suas formulas exclusivas, seu objetivo é ser pioneira no mercado doméstico de biolarvicidas, oferecendo conforto, segurança e tranquilidade, de forma limpa e natural.


Sobre o Grupo FK-Biotec

Holding de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que atua nas áreas de biotecnologia e nanotecnologia. Ao longo de 15 anos de atuação, a FK- Biotec é considerada pioneira no setor de biotecnologia do Brasil. Está à frente de importantes projetos de repercussão global, como da vacina anti-câncer, dos testes imuno-diagnósticos, nano-cosméticos, bio-fármacos e, agora, no lançamento do primeiro larvicida biológico do país para uso doméstico.

O Grupo FK atua com pesquisadores próprios e através de parcerias com universidades de todo o Brasil, como HC/USP, UNB, PUCRS, UFRGS e Feevale. Conta ainda com o apoio do Finep, CNPQ e Capes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui