quinta-feira, 10 de março de 2016

CULTURA: Fábio Koff lança biografia dia 14 de março no Estádio Olímpico


O presidente multicampeão tricolor revela bastidores do futebol

Aos 84 anos, o presidente mais vitorioso da história do Grêmio, que comandou o clube nas suas grandes conquistas, lança o livro Fábio André Koff – Memórias e Confidências. O que faltou esclarecer, editado pela AGE. Com depoimentos dados ao professor Paulo Flávio Ledur e ao seu filho, o jornalista Paulo Silvestre Ledur, a obra de mais de 240 páginas tem textos em primeira e terceira pessoa, e promete sacudir o mundo do futebol com algumas revelações. 

O lançamento, na segunda-feira, dia 14 de março, será no Estádio Olímpico, o palco das conquistas da equipe tricolor. O evento promete reunir a fanática torcida gremista, e a expectativa é que a festa para o ex-presidente, que teve sua trajetória marcada especialmente pelos títulos da Libertadores e do Mundial de 1983, e da Libertadores de 1995, seja digna de final de campeonato. A partir das 18h, no famoso Largo dos Campões, Fábio Koff estará autografando a história da sua vida, que se confunde com a história do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. 

Koff não quis deixar nada de fora do livro, muito menos as polêmicas que envolvem o seu nome. Pela primeira vez, o ex-presidente conta tudo sobre os bastidores da negociação com a OAS para a compra da gestão da Arena, a surpresa ao deparar-se com o contrato que havia sido assinado pela direção anterior do Grêmio, as mudanças que ele encabeçou nesse contrato – e que salvaram o Grêmio de uma derrocada financeira, a desalienação da Arena, a não entrega do Estádio Olímpico, etc. A relação complicada com o técnico Wanderley Luxemburgo, os detalhes da transação com a Rede Globo nos contratos de televisionamento dos jogos do Brasileirão quando era presidente do Clube dos 13 e muitos outros fatos são abertamente apresentados. 

Como não poderia deixar de ser, a maior parte da biografia se concentra no futebol. Koff relata as três vezes que passou pela presidência do Grêmio, em momentos muito distintos, a montagem de times, o dia a dia de um dirigente de futebol, a relação com jogadores e técnicos, o sentimento de ser multicampeão e as dificuldades enfrentadas em presidir um time de tanta grandeza como o Grêmio. Os detalhes de quando criou e comandou a principal entidade de equipes brasileiras, o Clube dos 13, e de como e por que ela acabou merecem um capítulo. A amizade com Fernando Carvalho, ex-presidente do seu maior rival, o Internacional. A união dos dois no Clube dos 13, a Lei Pelé e a luta pelo direito de imagem dos clubes também são esmiuçados na obra.

Há um capítulo dedicado à época em que foi chefe da delegação brasileira na Copa do Mundo da França. Além de trabalhar para a CBF, entidade que sempre contestou, Koff conta o que viu no episódio Ronaldo Nazário, quando a maior esperança de gol do Brasil desabou em campo, no jogo da final da Copa do Mundo de 1998. 

A infância, a adolescência e a vida adulta paralela ao futebol também estão presentes. Sua carreira na Magistratura como Juiz de Direito, sua rápida passagem por cargos públicos no governo do então Governador do Rio Grande do Sul Pedro Simon, a experiência como jogador e depois técnico do Atlântico, em Erechim, e o início da vida de dirigente no Ypiranga, também de Erechim, são contados no livro. 

O prefácio é assinado pelo atual presidente gremista Romildo Bolzan Júnior e ainda há uma mensagem do ex-presidente gremista Hélio Dourado, homem importante na história do clube. Fernando Carvalho, Roger Machado e Francisco Novelleto dão depoimentos emocionantes. No fim de cada capítulo, as Pérolas, que são histórias engraçadas lembradas pelo presidente, dão um toque humorado ao livro. Renato Portaluppi, Danrlei, Jardel, Paulo Nunes, Hugo de Léon, Felipão, e muitos outros, são os personagens dessas pérolas. 

No fim da obra, que resume 84 anos vitoriosos de um dos principais nomes do Grêmio, uma emocionante mensagem final, onde o presidente Koff fala, entre outros assuntos, do orgulho de ser gremista e de ter prestado tantos serviços ao clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui