quinta-feira, 12 de abril de 2012

ARTE: Potes de Marianita Linck em exposição na Galeria Tina Zappoli

Marianita Linck, uma das mais significativas ceramistas do Rio Grande do Sul, apresenta dia 19 de abril na Galeria Tina Zappoli, a exposição Pots, why not pots?, em comemoração aos seus 88 anos de idade. Reconhecida pelo trabalho minucioso, preparou uma exposição única e especial, com 26 potes de cerâmica originários de sua produção nos últimos anos. A abertura também será numa data muito especial:  o dia de seu aniversário, 19 de abril. Na ocasião, o cineasta Beto Souza apresentará o documentário “Marianita Linck: A Arte da Cerâmica” em homenagem à artista. 

As obras de Marianita Linck apresentam um rigor técnico preciso e cada peça foi construída de forma livre, sem muitas definições, assim evitando a obviedade e a simples alusão. Contudo, nesta exposição, a natureza humana e a arte rupestre foram sua principal inspiração. No todo, o que fica exposto aos nossos olhos não é um detalhe, mas um senso delicado de volume. Em depoimento ao documentário “Marianita Linck: A Arte da Cerâmica”, o crítico e professor de arte Armindo Trevisan define a artista: "A Marianita é em primeiro lugar uma técnica de causar estupefação.

Quem conhece a artista, no seu trabalho técnico, realmente lhe dedica uma admiração ilimitada, pois ela é de uma exigência absoluta e que conseguiu unir duas coisas preciosas: a volumetria e o refinamento da cor". Sobre a delicadeza do trabalho da artista, Armindo acrescenta: "O tamanho fica absorvido pela delicadeza da forma, pelas sutis, quase invisíveis matizes da cocção do trabalho das mãos da ceramista, por milhares de pequenas coisas que temos que absorver com uma atenção cada vez mais cuidadosa, tanto sensorial, como do ponto de vista estritamente estético, que é aí que incide o cromatismo das cores e a incidência de luz”.

 O que Marianita delibera é que seus potes - como ela chama suas peças - sejam descendentes daqueles primeiros objetos cerâmicos que a humanidade produziu como utensílios. As cerâmicas não são apenas um deleite para os olhos, mas elas estimulam a sinestesia, porque o observador as admira com todos seus sentidos. A artista que trabalha com potes de cerâmica desde 1950, sente um enorme prazer em manifestar a sua arte num material que é utilizado para tantos objetos. Questionada sobre suas peças se seriam funcionais ou decorativas, Marianita não exita na resposta: “Não dá pra se negar que seja um pote, e cada um faz o uso que bem entender”. É daí que vem o nome da exposição Pots, why not pots?, parafraseando o artista americano Paul Soldner, sobre a definição de sua arte. 
Serviço:
Exposição comemorativa Pots, why not pots?, de Marianita Linck
Abertura: dia 19 de abril, às 19h
Visitação: de 20 de abril a 19 de maio
De segunda à sexta, das 10h30 às 12h e das 14h às 19h
Sábados, das 10h às 13h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui