quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

COMÉRCIO: Ar Condicionado e Tablets foram os destaques de vendas do Natal


Levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS mostrou aumento de 9,7% nas vendas de Natal na comparação com o ano passado

O Natal de 2012 foi marcado por recordes de temperatura e o fenômeno impactou positivamente as vendas em um período que já é movimentado para o comércio do Rio Grande do Sul. Levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS mostra que houve um acréscimo de 9,7% nas vendas totais do período na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Em termos reais - ou seja, descontando a inflação - (o que é coerente, por conta de crescimento acumulado do varejo gaúcho de 8% até setembro) a entidade avalia que o faturamento do setor no Estado alcance o patamar de R$ 3,6 bilhões em dezembro de 2012. Considerando a inflação (IPCA) esperada para 2012 - de 5,48% - o crescimento (nominal) deverá ficar em 15% (projeção exata: 14,97%).

- O consumidor foi às compras, porém de um modo consciente. Houve aumento no volume de pagamentos à vista, o que mostra a preocupação do consumidor com as suas contas. Os efeitos do IPI reduzido no varejo do RS também foram evidentes - explica o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch. 

Com recordes de temperatura, o grande destaque do Natal desse ano foram equipamentos de climatização como ventiladores e aparelhos de ar condicionado. Em algumas lojas houve falta no estoque, que estão sendo repostos essa semana. Entre outros presentes preferidos estiveram os eletrônicos que incluem televisões de LED, Tablets e Smartphones. As confecções, como sempre, trouxeram grande faturamento. As vendas realizadas no período nesse segmento ficaram 9% acima da média percebida no ano de 2011. O mesmo crescimento foi observado no segmento de brinquedos. 

As perspectivas para o ano de 2013 são excelentes, segundo o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch. 

- As quebras de safra causadas pela seca não deverão se repetir e isso acaba influenciando no desenvolvimento econômico de cidades do interior. A expectativa para 2013 é a que os especialistas chamam de "padrão neutro", ou seja com a inexistência de El Niño ou La Niña - explicou. 

Apesar do cenário internacional apresentar dificuldades, estima-se que o PIB do Rio Grande do Sul irá crescer entre 4 a 4,5%.

Os dados foram apresentados em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (27/12) pelo presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, na sede da entidade.

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

FCDL-RS

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), fundada em julho de 1972, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo o desenvolvimento do setor varejista gaúcho, amparando e defendendo os interesses dos seus associados, através de uma agenda estratégica focada em tornar o setor referência mundial até o ano de 2017.

Gestora Estadual do SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, criado há 57 anos por lojistas, é hoje referência Estadual e Nacional em informação de crédito de consumidores inadimplentes, dados e indicadores de inadimplência e análise de risco nas vendas a prazo no varejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui