quinta-feira, 25 de abril de 2013

TEATRO: A arte do riso no MEME Santo de Casa Estação Cultural


Walter Velásquez, artista argentino, ministra oficina de clown e apresenta o espetáculo Resgate Emotivo, em homenagem a terceira idade

Walter Velásquez desenvolveu uma carreira artística representativa em seu país de origem, a Argentina. Especialista em clown, o artista ministra oficinas e apresenta espetáculos autorais em diversos países da Europa e estará em Porto Alegre em maio, integrado à programação do MEME Santo de Casa Estação Cultural.

A peça “Resgate Emotivo” recebeu a distinção da Secretaria de Cultura Federal Argentina como "obra de interesse nacional". O personagem autoral Don Carlos Calostro Meconio é um palhaço argentino de 84 anos que se encontra internado em uma clínica geriátrica, solitário. Ele exerceu essa atividade durante toda sua vida: é descendente de uma família de palhaços e foi um genial cantor que brilhou em orquestras típicas de tango - muito famosas em seu tempo e já em extinção.

No entanto, não se sabe se não recebe visitas porque a instituição não permite ou porque ele está só. Diz ter netos, que nunca foram vê-lo. Don Carlos planeja então um gesto heroico: fugir da clínica geriátrica com o sonho de pisar novamente nos palcos do mundo para que as novas gerações saibam que os idosos têm muito para oferecer, ensinar e compartilhar. O espetáculo poderá ser conferido nos dias 4 e 5 de maio no MEME Santo de Casa Estação Cultural. Confira crítica de Pablo Gorlero, publicado em 14 de janeiro de 2012 no jornal argentino La Nación: http://www.lanacion.com.ar/1440396-rescate-emotivo-no-pasa-res

Já o workshop de Humor e Clown tem como objetivo treinar, canalizar e dosar a energia e a velocidade de cada ator. A oficina ministrada por Velásquez nos dias 3, 4 e 5 de maio propõe explorar com cada participante as possibilidades de sua criação para motivar e desativar medos e inibições. Através de exercícios físicos, o artista estimula os participantes a construir uma presença física orgânica para o palco, buscando o clown dentro de si mesmo. Ao aplicar jogos com os participantes, Walter auxilia no desenvolvimento do personagem de cada um, desde gestos, maquiagem, vestimenta, até malabarismos com objetos.

Sobre o artista
Walter Velázquez é argentino e reside em Buenos Aires, onde atua como professor, ator, diretor e treinador de atores. Dirige a “Companhia Internacional de Comediantes Sin Pulgares” e é co-fundador do Teatro Absurdo Palermo de Buenos Aires. Tem em seu currículo mais de 50 obras de circo e teatro. Desde 2004, visita duas vezes por ano a Espanha, ministrando oficinas em cidades como Barcelona, Madri, Múrcia, Santiago de Compostela, Valencia e Bilbao. Dirige e atua em "Resgate emotivo", interpretando seu personagem autoral Don Carlos Calostro Meconio, pelo qual recebeu reconhecimento da Secretaria de Cultura Federal Argentina como "obra de interesse nacional". Atualmente dirige os espetáculos "Deportados de Neverland" e "Desconciertados".

Site oficial do artista: http://velazquezwalter.blogspot.com.br/

Serviço

Oficina de Humor e Clown
3 de maio: das 18h às 20h
4 de maio: das 9h às 14h
5 de maio: 9h às 14h

Espetáculo Resgate Emotivo
Dias 4 e 5 de maio: sábado às 21h e domingo às 20h
MEME Santo de Casa Estação Cultural – Rua Lopo Gonçalves, 176

Mais informações: www.centromeme.com.br
Reservas e inscrições: 3019.2595

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui