sexta-feira, 31 de maio de 2013

SAÚDE: Fila para transplantes de córnea no RS é a menor da história

O Rio Grande do Sul atinge uma marca inédita na área da saúde: a fila de pacientes que esperam por transplantes de córnea em maio é a menor desde o início dos números contabilizados pela Central de Transplantes do Estado, da Secretaria da Saúde. O número de pacientes que aguardam por transplante chega a 68, contra 930 a quatro anos atrás, quando o Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre – HBO - iniciou a Campanha de Conscientização para a Doação de Córneas. Na edição deste ano da Campanha, que inicia a partir de setembro, o Hospital tem a intenção de zerar a lista no RS, meta até então prevista para 2014. Atualmente, são 16 hospitais transplantadores de córnea no Estado.

No primeiro trimestre do ano, a equipe de transplantes de córneas do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre realizou 58 procedimentos, o que representa 28,3% das cirurgias realizadas em âmbito estadual. O Rio Grande do Sul ocupa a quinta posição entre os Estados brasileiros que mais realizaram transplantes do tecido neste período, com 205 dos 3.443 ocorridos nacionalmente.

Confira a lista dos cinco Estados que mais realizaram transplantes de córnea no País no primeiro trimestre:

1º São Paulo: 1224
2º Minas Gerais: 299
3º Pernambuco: 212
4º Goiás: 207
5º Rio Grande do Sul: 205      

Um comentário:

  1. Pra mim essas informações são propaganda enganoza ! Inicio de maio a lista de espera para uma cornea era de 68 , final de maio dia 29 era de 44 ,hj dia 12 é de 96 ! E eu ja aguardo por um transplante a 4 meses , ligo na secretaria de saude ( central de transplante ) eles falam que é questão de dias a espera por uma cornea . Mas ja espero 4 meses.

    ResponderExcluir

Comente aqui