quinta-feira, 18 de julho de 2013

EVENTO: Desmitificando o Coração-Bomba

Um estudo sobre a força motriz da circulação sanguínea

Há muitas ideias que se estabelecem como verdade absoluta até que novas pesquisas mostrem o contrário. Com o coração não é diferente. Muitos poderes foram atribuídos a esse órgão, como a origem dos nervos, o pensamento e a fala, o bombeamento do pneuma para o interior das artérias fazendo com que elas pulsassem, além da propriedade de oxigenar o sangue. Todas essas concepções revelaram-se infundadas. Por fim, surgiu a teoria do coração-bomba de William Harvey, que atribuiu a esse órgão o bombeamento do sangue para todas as partes do corpo.

O presente estudo mostra novas concepções, diferentes das adotadas nos últimos séculos, sobre as ações do sistema cardiovascular.  Em seu primeiro livro, Décio Antônio Colombo faz uma revisão crítica da teoria do coração-bomba e nos apresenta a inovadora concepção de Katsuso Nishi, que se opõe à de Harvey no tocante à força propulsora do sangue. Nessa nova concepção, o fenômeno da capilaridade – que ocorre nos vasos capilares – seria o principal responsável pelo movimento sanguíneo, associado à dilatação das artérias e dos ventrículos do coração – de maneira alternada –, auxiliado pela contração do coração e das veias. O fenômeno da capilaridade é semelhante ao que se processa nas árvores, nas quais a água é absorvida pelas raízes e conduzida para o tronco, galhos e folhas, mesmo contra a força da gravidade.

O autor segue os princípios dessa nova teoria e reverteu, em seu próprio organismo, distúrbios da pressão arterial e de arritmias, sem a utilização de medicamentos. “Sabendo-se que as doenças do sistema cardiovascular lideram as causas de morte em quase todo o mundo, perdendo apenas para os acidentes de trânsito, só as prevenções desses males que a estimulação da capilaridade pode promover dão uma ideia do quanto ela pode beneficiar a todos que a praticarem”, explica Décio sobre o quanto a teoria da capilaridade pode modificar nossas vidas.

O lançamento com sessão de autógrafos acontece na quinta-feira, 18 de julho, a partir das 19h, na Saraiva do Praia de Belas Shopping (Av. Praia de Belas, 1181 – 2.° piso, em Porto Alegre).

O autor:
Décio Antônio Colombo nasceu em 1945, em Pouso Novo, e hoje reside em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Tem formação acadêmica em Letras pela Fundação Universidade de Bagé. É professor e auditor-fiscal aposentado da Receita Federal do Brasil.

Para saber mais acesse o vídeo no link http://deciocolombo.net/?p=35

O QUÊ: Lançamento e sessão de autógrafos do livro Desmitificando o Coração-Bomba (192 páginas, Editora AGE, R$ 45,00).
QUANDO: quinta-feira, 18 de julho, a partir das 19h.
ONDE: Saraiva do Praia de Belas Shopping (Av. Praia de Belas, 1181 – 2.° piso, em Porto Alegre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui