sexta-feira, 8 de novembro de 2013

ARTE: Espetáculo e performances da GEDA Cia de Dança no MEME

"Il faut trouver chaussure à son pied", com coreografia de Maria Waleska Van Helden e direção de Décio Antunes tem influência do antropólogo francês Leloup

A música, o teatro, o circo, a dança, as artes visuais e a literatura se alternam na diversificada programação do MEME Santo de Casa Estação Cultural. Em novembro, além de diversos espetáculos musicais, performances e intervenções, figura na programação o espetáculo de dança Il faut trouver chaussure à son pied, sucesso nos palcos gaúchos desde sua estreia em 2009. Com coreografia de Maria Waleska Van Helden e direção de Décio Antunes, a montagem é uma criação da GEDA Cia de Dança e baseia-se nos estudos do antropólogo francês Leloup sobre as partes do corpo, que apontam a visão Freudiana da ligação dos pés como símbolo fálico e dos sapatos como símbolo feminino.

Neste mesmo foco, a pesquisa de Leloup vai mais além e encontra inúmeros provérbios tanto no Oriente como no Ocidente que sinalizam a conexão de sapatos e pés enquanto relações entre homens e mulheres. A presença da mala em cena insere-se como o significado de “incubadora” dessas relações, enquanto o transito da personagem feminina percorre caminhos e descaminhos inerentes às relações interpessoais. A obra tem linguagem da dança contemporânea e um tratamento dramatúrgico que se estabelece numa construção circular, apostando na articulação de imagens que fundem corpo, objeto e movimento.

Fundada em 1980, a Cia GEDA teve atuação marcada no interior RS, na região da fronteira oeste durante duas décadas. Em 2002 este grupo dirigido por Maria Waleska Van Helden estabeleceu-se em Porto Alegre, onde desenvolve um trabalho de dança contemporânea e dança teatro ou teatro coreográfico. Il faut trouver chaussure à son pied foi apresentada em inúmeras cidades brasileiras, em Havana e em Barcelona. As demais montagens da companhia foram igualmente apresentadas em diversas cidades e merecedoras de prêmios como o Açorianos de dança e o Prêmio Funarte Klauss Vianna.

Maria Waleska Van Helden é atuante na área da dança no sul do país. Coordenadora do Dança Alegre Alegrete e do Condança, desde 2002 é responsável por projetos de performances de dança com base na arquitetura de espaços urbanos e dança teatro. Entre seus últimos trabalhos do gênero destacam-se Outono, Inverno, Primavera, o próprio Il faut trouver chaussure à son pied e Altos e Baixos com a performance Dores em Allegro. Em 2013 foi convidada a participar do evento Danse en Ville, na Bélgica, para implantar a atividade performance nos domicílios.

A bailarina Fabiane Severo também desenvolve importantes trabalhos de dança em espaços urbanos, com destaque para Esconderijos do tempo, Traição e Idas e Vindas. Em 2012 estreou o espetáculo Não me toque estou cheio de lágrimas - Sensações de Clarice Lispector. Já Graziela Silveira, além de ser professora de balé clássico, é bailarina de flamenco, integrante da Cia de Dança Flamenca Tablado Andaluz. Stela Menezes é bailarina e professora de dança com experiência nas áreas de ballet clássico, dança contemporânea, dança teatro e preparação física para bailarinos. Graduada em Música pela UFRGS (Licenciatura), com especialização em Estéticas do Movimento – Videodança e Multimídia pela Faculdade Angel Vianna (RJ).

Ficha técnica: Coreografia: Maria Waleska Van Helden
Direção: Décio Antunes
Elenco: Fabiane Severo, Graziela Silveira e Stela Menezes

Serviço:
"Il faut trouver chaussure à son pied" e performances da GEDA Cia de Dança
Dias 08 e 09 de novembro: performances às 20h e espetáculo às 21h
Dia 10 de novembro performance às 19h e espetáculo às 20h
MEME Santo de Casa Estação Cultural - Rua Lopo Gonçalves, 176 – Cidade Baixa         

Ingressos no local – R$ 20,00            
Descontos (50% de desconto para idosos, classe artística e estudantes)

Mais informações:

Vídeos do espetáculo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui