sexta-feira, 8 de novembro de 2013

CULTURA: Brizola na Feira do Livro


Livro O menino que se tornou Brizola, do jornalista Cleber Dioni Tentardini, conta a história de um dos mais destacados políticos brasileiros, desde seu nascimento até a volta do exílio, em 1979. O lançamento, pela Editora Rígel, ocorreu no domingo, dia 3 de novembro, na Praça da Alfândega, durante a Feira do Livro de Porto Alegre.

Leonel de Moura Brizola não é uma personalidade que se encaixe nos padrões tradicionais dos políticos. Carismático, arrojado, seria o clássico demagogo, que cativa a massa instintiva e instantaneamente. Mas não era só isso. Era um gestor, um planejador, um realizador, tudo isso temperado por uma capacidade de trabalho descomunal e uma refinada sensibilidade para a questão social.

Deputado estadual, deputado federal, prefeito de Porto Alegre, governador do Estado, em dez anos – de sua estreia em 1947 à eleição espetacular de 1958.

Brizola pagou o preço de permanecer fiel ao povo de onde emergiu. Se o tivessem apanhado nos dias do golpe de 1964, ele teria sido morto.  

Sobreviveu e voltou ao Brasil depois de 15 anos de exílio e perseguições que nunca cessaram, para retomar o fio de sua trajetória. Foi duas vezes governador do Rio de Janeiro, mas as elites mais uma vez o impediram de chegar à presidência.

O menino que se tornou Brizola, do jornalista Cleber Dioni Tentardini, ao trazer fatos inéditos da fase inicial de sua vida, é uma valiosa contribuição à compreensão do fenômeno Brizola, o líder popular fiel às suas origens.

O autor 

Cleber Dioni Tentardini nasceu em Santana do Livramento/RS, em 1973. Como repórter, trabalhou em jornais diários gaúchos, editou jornais comunitários e hoje escreve para periódicos de editoras e entidades sindicais, e em portais de notícias. Colaborou nas pesquisas para os livros Golpe Mata Jornal (Jefferson Barros), Inter: Orgulho do Brasil (Kenny Braga), Histórias da Santa Casa (Elmar Bones), História Ilustrada do Rio Grande do Sul (2ª edição), Lanceiros Negros (Geraldo Hasse e Guilherme Kolling) e Uma Reportagem, Duas Sentenças – O Caso do Jornal JÁ (Elmar Bones). É coautor dos livros João Goulart: Perfil, Discursos e Testemunhos: 1919 –1976, e Leonel Brizola: Perfil, Discursos e Testemunhos: 1922-2004, ambos da série Parlamentares Gaúchos, da Assembléia Legislativa RS. Em 2012, editou o livro Usina Eólica Cerro Chato, da Eletrosul/Eletrobras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui