sexta-feira, 22 de novembro de 2013

MÚSICA: Paulo Inda lança CD e apresenta recitais em homenagem a Radamés Gnattali

Violonista premiado interpreta a obra de um dos mais importantes compositores gaúchos e brasileiros
Pianista, compositor, arranjador de música popular e de concerto, reconhecido como um músico completo, o célebre gaúcho Radamés Gnattali (1906-1988) - que teve como um de seus discípulos Antônio Carlos Jobim- tem a sua obra revisitada pelo violonista Paulo Inda. Um CD inteiramente dedicado às composições de Radamés será lançado por Inda durante o recital “GNATTALI – Paulo Inda”, que acontece em duas edições, a primeira no dia 24 de novembro, às 19h, no Auditorium Tasso Corrêa. Já o segundo concerto será no Instituto Goethe, dia 28 de novembro, às 20h. As duas apresentações terão entrada franca.
Reconhecido nacionalmente, Radamés é o compositor de uma das maiores e mais diversificadas obras para violão, com dezenas de músicas, incluindo solos, duos, trios, concertos com orquestra e outras variadas combinações instrumentais. E com essa riqueza, Inda selecionou as composições com as quais tem mais identificação emotiva para compor o CD. “A música de Radamés Gnattali sempre me enganchou por sua autenticidade. Autenticidade de combinar as boas figuras, nas boas doses, nos bons intervalos (lembrando o companheiro e discípulo de Radamés, Antônio Carlos Jobim, de quem se dizia tocar “não exatamente as notas certas, nem muitas, porém as boas.”)”, ressalta Paulo Inda.
Inda que é violonista erudito e vencedor do Prêmio Açorianos – categoria melhor disco erudito, em 2006, com o álbum “Paulo Inda I” –, sobe ao palco acompanhado de grandes expoentes da música instrumental brasileira e gaúcha, contando com a participação de artistas como Artur Elias Carneiro na flauta, Ney Fialkow ao piano e Rodrigo Andrade Silveira ao violoncelo.  O CD tem financiamento do Fumproarte, da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de Porto Alegre.

Gnattali também foi peça fundamental no movimento de redescoberta do choro ocorrido na década de 70, atuando como incentivador e mestre de jovens instrumentistas como Raphael Rabello, Joel Nascimento, Maurício Carrilho, a Camerata Carioca, e estimulando releituras de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e outros mestres do choro. Em 1983, recebeu o prêmio Shell na categoria música erudita, concedido por unanimidade, ocasião em que foi homenageado com um concerto no Teatro Municipal, que contou com a participação da Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro, do Duo Assad e da Camerata Carioca.
Serviço: 
GNATTALI – Paulo Inda
Recital e lançamento de CD
Dia 24 de novembro, às 19h
Auditorium Tasso Corrêa (Rua Senhor dos Passos, 248)
  
Dia 28 de novembro, às 20h
Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112)
As duas apresentações terão entrada gratuita
O CD estará sendo vendido nos dias do recital pelo valor R$ 20,00
Mais informações: http://www.pauloinda.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui