quarta-feira, 13 de novembro de 2013

MÚSICA: Trabalho da OJRS começa a ser reconhecido internacionalmente


Os integrantes da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) foram aplaudidos de pé no Teatro Solis, em Montevidéu, no Uruguai. O concerto de encerramento do Seminário Internacional de Música aconteceu nesta semana. A apresentação junto com a Orquesta Juvenil del SODRE "José Artigas", teve a regência do maestro venezuelano Joshua dos Santos.

Os jovens, juntamente com estudantes de música de toda a América Latina, participaram de um encontro com professores e maestros do El Sistema da Venezuela. O seminário incluiu aulas individuais, de grupo e ensaios orquestrais, num total de 12 horas diárias.

“Os professores ficaram surpresos com o trabalho que está sendo feito em Porto Alegre”, conta Telmo Jaconi, maestro da OJRS. E completa: “Essa viagem foi o início de um grande intercâmbio, a partir de agora muita gente de fora pode vir tocar aqui e vice-versa”.

Sobre a OJRS:
A OJRS é uma iniciativa que pretende formar músicos jovens de 10 a 16 anos, alunos de escolas da rede pública de ensino, cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos. Além da formação musical, os escolhidos para integrar o projeto recebem auxílio mensal e os que possuem mais 14 anos poderão ter carteira de trabalho assinada através de uma parceria com a Fundação Pão dos Pobres.

Por meio de um processo seletivo, que acontece com entrevista e teste teórico, serão escolhidos novos integrantes para o grupo. Estes passarão a frequentar o Curso de Músico Instrumentista que, além do ensino da música, oferece conteúdos como ética e cidadania, valores humanos, educação ambiental, higiene, imagem pessoal, promoção da qualidade de vida e  empreendedorismo. A seleção, por enquanto, vai ocorrer em escolas de Porto Alegre, de acordo com as regiões da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui