quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

EMPRESAS: Tramontina firma parceria com o Banco de Alimentos

Campanha da JWT é ancorada no conceito “1 é bom, 2 é fazer bonito”

O Brasil é o quarto maior produtor de alimentos do mundo e o sexto em subnutrição. No país, quase 40 mil toneladas de comida são jogadas fora todos os dias, o que alimentaria 19 milhões de pessoas. Pensando nisso, a Tramontina, uma marca presente na casa e na mesa de milhões de brasileiros, uniu-se à ONG Banco de Alimentos em sua nova campanha, criada pela agência JWT.

A campanha contou com uma visão de comunicação mais abrangente. Além das peças publicitárias para veiculação em TV, mídia impressa e digital, a criação trabalhou em conjunto com a marca para o desenvolvimento do produto e da embalagem. Dessa forma, todos os elementos do projeto ficaram em sintonia com o conceito da campanha: “1 é bom, 2 é fazer bonito”. O trabalho destaca a ação social da empresa, que doará R$ 1 para a ONG a cada dois potes de talheres vendidos.


Apostando em uma pegada pop, os produtos ganharam tons mais vibrantes, como amarelo, rosa e azul, além de contar com o tradicional preto. O faqueiro, que serve seis pessoas, possui 48 peças e é composto por talheres de mesa, sobremesa, chá e petiscos. Os rótulos foram desenvolvidos para atender melhor o conceito da campanha, assim como o modelo de pack de talheres, criado especialmente para que as pessoas levem dois. Cada um foi feito para se encaixar com outro e conta com uma ilustração: metade do rosto de uma criança sorrindo. Assim, ao colocar duas embalagens lado a lado, o consumidor forma um sorriso por inteiro, como sugere o próprio apelo da campanha: “Complete o sorriso e a Tramontina doa 1 real para o Banco de Alimentos".

A iniciativa foge do tom assistencialista, comum em campanhas sociais, e investe em um comercial de TV bem humorado, que apresenta várias situações inusitadas, ilustrando o mote da ação. No final, o locutor fala da parceria da Tramontina com o Banco de Alimentos e convida o consumidor a se mobilizar também contra o a fome. Além de TV, a mídia inclui diversos materiais de PDV e anúncios impressos e que trazem títulos como “O primeiro talher que alimenta mais de uma pessoa ao mesmo tempo."

“A campanha foi o desfecho de um processo que começou muito antes, no desenvolvimento do produto e na concepção geral da embalagem. São as delícias de se ter um cliente como Tramontina que vê sua agência mais no papel de consultor de Marketing do que no de mero fornecedor de peças publicitárias criadas a partir de um briefing com pouco ou sem nenhum envolvimento da agência”, afirma o CCO da JWT, Ricardo John.

Segundo o Presidente do Conselho da Tramontina, Clovis Tramontina, as pessoas hoje não querem ser vistas apenas como consumidoras e as empresas precisam se adequar a essa realidade e estabelecer novas relações com os seus públicos. "A Tramontina não produz apenas para facilitar a vida do consumidor. A marca está envolvida em produzir com solidariedade e sustentabilidade. Mais do que  atender o consumidor quer promover um encontro com o cidadão. A cidadania, aliás, é  um dos movimentos que a Tramontina faz porque acredita em um mundo que deve ser  cada vez melhor, mais humano", ressalta.

Banco de Alimentos
A ONG foi fundada pela economista Luciana Chinaglia Quintão, que trabalha há 15 anos para minimizar os efeitos da fome, combatendo o desperdício e promovendo educação e cidadania.  Segundo Luciana, 22 mil pessoas por dia são alimentadas pela ONG. "O apoio da Tramontina é importante e corajoso em um país onde poucos são os que tomam iniciativa”, afirma. 

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