sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

EVENTO: O Bloco da Laje saúda o Rio Guaíba e as deusas das águas de Porto Alegre em seu cortejo de carnaval, dia 23 de fevereiro

O grupo propõe uma “ocupação” alegre e lúdica deste espaço vivo que é a orla do Guaíba e convida: tempo de carnaval é tempo de brincar pela cidade sem distinção de local e hora

Porto Alegre já teve uma intensa relação com seu rio. Houve época em que passeios na orla, piqueniques em Ipanema e ir à praia com a família desfrutar das águas do belo Rio Guaíba eram passeios corriqueiros, como ir ao parque da Redenção andar de bicicleta.  Porto Alegre e seus habitantes querem ter de volta essa íntima e lúdica relação com suas águas. E é nesse espírito que o Bloco da Laje sai às ruas no carnaval, numa saudação às águas e suas deusas, aos rios de nossas cidades, por uma convivência harmônica do homem com a natureza. E aproveita para questionar: A quem pertence o espaço público de uma cidade? O quanto os cidadãos tem o direito e o dever de se envolver e gestar este espaço público? “Brincar de ir pra praia no carnaval da Laje nos suscita a possibilidade de um dia termos nosso rio limpo e bem cuidado por nossos governantes. É chamar a atenção da população para um espaço vivo e que é de todos”, afirma Juliano Barros, um dos integrantes/ criadores do Bloco da Laje.

Thiago Pirajira, o “momo” do grupo, contextualiza de forma poética o desfile de 2014, que será realizado dia 23 de fevereiro, a partir das 15h, na orla do Guaíba: “este cortejo dá continuidade aos anseios e desejos coletivos existentes no bloco: a busca e o desejo latente por mudanças concretas no mundo, para o bem, para todos. A mistura como premissa para a vida, dado que nada é absoluto, tudo é relação, é improviso puro, é criação. É presença, é o momento agora. Uma revolução a partir dos corpos, dos contatos. Uma brasilidade ativa, sentida com suas danças, suas brincadeiras essenciais e originais. Uma “ode tupiniquim” ao som dos tambores imperfeitos! Um suspiro delirante na ânsia pela louCURA que transmuta, que arde, que transforma. A permissão para o descontrole que organiza o caos do concreto. O retorno aos princípios da natureza, cravados nas flechas e setas que avançam! O rompimento do concreto para o renascer do povo em pé! É festa da carne. É brincadeira guerreira! É suruba das fés! É espaço para as divindades celebrarem. É um entretempo, fundamental para evoluir. É uma muDANÇA!”

A brincadeira inclui abusar da fantasia que vai à praia, exagerar, colorir, levar pra orla os praianos e os “não praianos”, misturar, compor, multiplicar. “Viemos provocar por outros meios: a imaginação, sensações, brincadeira, liberdade, o corpo, o encontro, a música, a batida. Neste território vamos lembrar que nossa cidade nasce de um rio, que somos filhos e filhas das entidades mágicas e poderosas das águas, que já houve muita vida nessa beira, nessa orla, uma cultura que vem do contato com a água, que se perdeu. O imaginário, tanto destas figuras míticas (sereias, deusas, peixes das profundezas) quanto de uma vida cotidiana com pescadores, lavadeiras, banhistas, barquinhos, farofeiros, são nossa inspiração pra composição estética e sensorial, pra criar este clima, fazer as pazes com o rio, amá-lo e sermos amados”, afirma Júlia Ludwig.

No cortejo de carnaval 2014, o Bloco da Laje inova abrindo os horizontes não só no que diz respeito ao espaço físico, mas refrescando seu repertório com novas músicas e com uma pegada de rock´n´roll, agora com guitarras além dos violões, cavaquinhos, sopros e a incrível bateria regida pelo Mestre Vini. O Led Zeppelin e o bar Bambus, tradicional reduto roqueiro na Av. Independência, serão cantados e lembrados neste desfile que promete mexer com o imaginário – e com os corpos – de toda a cidade.

Formado por artistas e músicos ativos na cena cultural local, o Bloco da Laje tem arrastado multidões e conquistado cada vez mais participantes nas diversas intervenções realizadas na cidade. Graças a esse prestígio, foi contemplado em 2013 com o FAC (Fundo de Apoio à Cultura) e apresentou o projeto “Cortejos Bloco da Laje”, que incluiu saídas do Bloco e atividades formativas. Vem se apresentando em mostras de teatro e intervenções urbanas, sempre conquistando e encantando a população.


Bloco da Laje – Cortejo de Carnaval
Dia 23 de fevereiro, na Orla do Guaíba
Concentração às 15 na Aldeia da Paz

Cores do Bloco: vermelho, branco, amarelo e azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui