terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

SEGURANÇA: Cuidados especiais podem inibir a ação de invasores de residências durante o veraneio

Antes de seguir viagem e aproveitar as férias, é fundamental seguir algumas dicas para evitar ter que voltar para a cidade antes da hora desejada

A temporada de férias aumenta consideravelmente a busca por serviços de alarmes monitorados. Na empresa especializada em segurança, Volpato, a busca por este serviço cresce cerca de 25% durante o período de dezembro, janeiro e fevereiro. De acordo com especialistas, o medo de deixar as residências vulneráveis durante o veraneio é o principal fator que leva a maior procura. E segundo especialistas no tema, estes proprietários estão certos, pois o principal segredo para evitar a ação de invasores é inibir a tentativa, impondo o máximo de obstáculos possível.

- A residência que possui cerca elétrica, alarme monitorado e iluminação apropriada, por via de regra, sempre será preterida pelo bandido. Este geralmente busca a via mais fácil para agir, então é induzido a se locomover até outra residência, mais vulnerável que a primeira - entende o gerente operacional da Volpato, Cristiano Almeida.

O alarme monitorado permite que a empresa de segurança se desloque até o estabelecimento protegido a cada disparo, com viaturas e profissionais qualificados para agirem em caso de perigo. Além disso, se existir uma violação, os pronto atendentes guarnecem o ponto até a chegada do cliente. Porém, existem outras indicações tão importantes quanto esta para evitar que arrombamentos ocorram.

Não basta o usuário adquirir equipamentos que detectem a presença de invasores para que possa ficar completamente tranquilo. Alguns cuidados adicionais podem garantir o sono do proprietário da residência. Por exemplo, é recomendado deixar alguém responsável por varrer a fachada da casa, para evitar o acúmulo de folhas, lixos e outros rastros que deixam claro que a casa não é aberta há mais tempo. É possível ter certeza, através desses indícios, se o portão não foi utilizado nos últimos dias.

- Também é importante evitar o acúmulo de jornais na frente do lar. Se você tem assinatura, é indispensável cancelar ou transferir a entrega para outro endereço. Os jornais, além de mostrarem que a casa está sem habitantes, ainda deixa claro que existem moradores que estão fora por um longo período. Como esta ausência é apenas temporária, o ladrão presume que há bens de valor que podem ser roubados - resume Cristiano.

O segredo, segundo o especialista, é manter o mesmo hábito de sempre. Se há o costume de ligar as luzes somente à noite, não às deixe acesas 24 horas por dia quando sair de férias. Os contraventores costumam estudar estas atitudes antes de agir, portanto, é ideal comprar equipamentos fotocélula, que desligam as luzes durante o dia.

Outro ponto essencial é realizar uma lista de pontos vulneráveis de sua residência. Cada local tem suas peculiaridades, características específicas e pontos com acessos facilitados. Sendo assim, é fundamental reforçar estes caminhos com itens de segurança, checando todas as aberturas antes de iniciar sua viagem. As recomendações, se seguidas à risca, prometem garantir um verão mais tranquilo, com férias agradáveis e sem contratempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui