segunda-feira, 11 de agosto de 2014

CULTURA: Porto Alegre em Cena completa 21 anos e atinge a maioridade com uma programação que inclui grandes espetáculos e diretores


Realizado pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre o festival terá, além de peças e shows, atividades formativas, ciclos de cinema e teatro e muito mais

O Porto Alegre em Cena com 21 anos, quem diria! E quem diria que Porto Alegre teria assistido aos espetáculos de Peter Brook, Ariane Mnouchkine, Pina Bausch, Berliner Ensemble, Eimuntas Nekrosius, Patrice Chereau, Sankai Juku, Marianne Faithfull, Philip Glass, Goran Bregovic e Bob Wilson? Pois o fato é que nosso festival se transformou numa referência nas artes cênicas brasileiras e o público gaúcho tem a oportunidade de cruzar com os grandes encenadores mundiais todo mês de setembro na capital gaúcha. “Completar 21 anos dá a devida independência ao Em Cena. Essa independência, de um evento cultural que nunca se curvou aos apelos comerciais de artes cênicas, é o que o tornou um dos festivais mais importantes da América Latina, cujo prestígio hoje é realmente mundial. A busca da excelência, dos espetáculos de qualidade, dos grandes artistas, dos novos artistas que merecem destaque, é o grande patrimônio do Em Cena ao completar sua maioridade”, afirma Luciano Alabarse, coordenador do festival.

Este ano, no alto de seus 21 anos, não será diferente. O ator e diretor norte-americano Tim Robbins, a cantora portuguesa Mísia, inúmeros encenadores argentinos com uma mostra repleta de poesia, espetáculos brasileiros inéditos e também os consagrados estarão por aqui, mais uma vez encantando, compartilhando, convivendo, discutindo e trocando. De 04 a 22 de setembro o Em Cena de 2014 ocupa teatros, espaços públicos e parques da cidade numa programação de tirar o fôlego!

Entre os grandes destaques está o show “São 3”, de Mísia, que vem pela segunda vez ao festival e “Sonho de uma noite de verão”, espetáculo dirigido por Tim Robbins. “Mísia é a voz mais importante da nova geração de fadistas portuguesas. Morando em Paris, tem se destacado ao impor sua visão absolutamente singular ao mais tradicional dos gêneros da península ibérica. Seu espetáculo vai homenagear Lupicínio, Cartola e Caymmi, demonstrando a ousadia dessa intérprete. Já o espetáculo dirigido por Tim Robbins traz à cidade um dos grandes atores/diretores americanos e homenageia Shakespeare no ano em que o mundo inteiro comemora seus 450 anos” observa Luciano. Já no segmento Mercosul, novamente a Argentina e o Uruguai estão bem representados, com o melhor e mais atual de suas produções teatrais. Os argentinos trazem oito espetáculos, dois deles de teatro de bonecos, um de seus pontos fortes. Destaque também para a participação da grande diva argentina Liliana Herrero, com o show “Maldigo”.  “A participação argentina, que volta com tudo este ano, é uma das marcas mais singulares e significativas do Em Cena. Porto Alegre já recebeu absolutamente todos os grupos e grandes nomes do teatro argentino. Desde a primeira edição, é o diálogo com o Mercosul que interessa ao festival e tamanha delegação mostra que não nos afastamos da meta original do Em Cena”, complementa.

Entre os destaques nacionais estão os espetáculos “Incêndios”, dirigido por Aderbal Freire-Filho e estrelado por Marieta Severo e “Tríptico Samuel Beckett”, de Roberto Alvim, com Nathalia Timberg e o impecável elenco da Companhia Club Noir. E há outras tantas montagens presentes com destacada trajetória, como “Homens, santos e desertores”, de Mário Bortolotto, com Ricardo Blat encabeçando o elenco, “A morte de Ivan Ilitch”, indicado ao Prêmio Shell e “Nossa cidade”, de Antunes Filho. Música e dança, como sempre, complementam a grade do festival em grande estilo, com as participações de Ná Ozzetti, Tulipa Ruiz, Adriana Calcanhotto e Orquestra de Caxias do Sul em “Pedro e o Lobo” e as companhias de dança de Ivaldo Mendonça e de Deborah Colker.

O Braskem Em Cena, mais que consolidado, apresenta outros 10 grandes espetáculos gaúchos ao grande público, todos concorrendo a 9ª edição. “O Prêmio Braskem se impõe como um dos maiores momentos do festival, parceria que muito nos orgulha”, afirma Alabarse. No dia 22 de setembro, encerrando o festival, o público conhecerá os vencedores nas categorias: Melhor espetáculo, Melhor direção, Melhor ator, Melhor atriz, Prêmio Destaque e Melhor espetáculo/júri popular, agora também com premiação em dinheiro, como as demais categorias. As montagens porto-alegrenses que concorrem ao Braskem em Cena são: “A menina do cabelo vermelho”, “A mulher do padeiro”, “Guia improvável para corpos mutantes”, “Manchas urbanas”, “Miragem”, “Nina, o monstro e o coração perdido”, “Circo de horrores e maravilhas”, “O estranho cavaleiro”, “Pequenas violências – silenciosas e cotidianas” e “Tão longe, tão perto, tão perto, TÃO”.
E o festival vai muito além da grade de espetáculos. Homenagens, lançamento de livro e uma rica programação formativa, que se iniciou ainda em junho com o ciclo “Diálogos Transversais entre o teatro e o cinema” complementam a programação. Um seminário sobre o gaúcho Qorpo Santo, um dos mais controversos autores brasileiros, integra esta programação formativa, que faz um “aquecimento” do festival, nos dias 01, 02 e 03 de setembro. Entre as famosas oficinas do Em Cena, destaca-se “A voz do ator”, ministrada pelo ator português radicado em Paris Jorge Parente, que utiliza como referência o método de ações físicas criadas e desenvolvidas por Zigmunt Molik, co-fundador do Teatro Laboratório de J. Grotowski.

A coleção Gaúchos em Cena desta 21ª edição homenageia uma das mais populares e exitosas carreiras do teatro gaúcho, a de Deborah Finocchiaro. A madrinha deste ano é Carlota Albuquerque, coreógrafa de grande importância para a dança do sul do país. 

O MEME Santo de Casa se integra ao festival proporcionando o Espaço Improviso, evento já tradicional da casa, agora com a participação de artistas do festival. Como nas últimas edições, a Casa de Teatro abrigará os encontros entre os grupos, confraternizações e intervenções artísticas. O espaço é Ponto de Encontro do festival desde 2010.

O Porto Alegre em Cena é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Os patrocinadores apresentadores são a Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Petrobras e Braskem. Completam o time de patrocinadores a Panvel Farmácias e a Companhia Zaffari. O apoio cultural é da Funarte, FIERGS, SESI e Opus Promoções.
Confira a programação e atividades do 21º Porto Alegre em Cena e programe-se clicando aqui!

Serviço:

Venda parcial de ingressos no www.ingressorapido.com.br
Abertura das bilheterias dia 24 de agosto, às 8h, na Usina do Gasômetro
Patrocinadores apresentadores:  Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Petrobras e Braskem
Patrocinadores: Panvel Farmácias e Cia Zaffari
Apoio cultural: Funarte, FIEGS, SESI e Opus Promoções
Promoção: Clube do Assinante ZH
Uma realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ Secretaria Municipal da Cultura
Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui