terça-feira, 16 de setembro de 2014

TECNOLOGIA: Startup lança aplicativo de cursos de gastronomia



Cursos de gastronomia de graça ou a preços que cabem no bolso, rápidos, fáceis e no celular, para serem acessados de qualquer lugar. O Pepe, startup acelerada pela Estarte.Me ( www.estarte.me ) é uma plataforma mobile de cursos de gastronomia baseados em conjuntos de vídeos curtos, pensados exclusivamente para dispositivos móveis.

“A ideia surgiu ao observar que muitas pessoas estão voltando para a cozinha ou aprendendo a cozinhar, seja para ter uma vida mais saudável, barata ou simplesmente por prazer”, explica Tiago Moresco, que junto com Luís Konrad e Bruno Borella, criou o Pepe.

Cada curso conta com um conjunto de receitas em vídeo relacionadas a um tema específico. Por exemplo, o curso “Café da manhã” ensina como fazer um smoothie de blueberry, ovos beneditinos e waffles; Já o “De bacon a vida” mostra receitas de Bacon Pancakes, Fake-Muffin de Ovos e Bacon, Geléia de Bacon e Bacon Mac'n'Cheese.

A plataforma também disponibiliza os ingredientes descritos, que podem ser compartilhados. Os vídeos vão desde receitas de comida e drinks, até técnicas de cozinha, como o curso “Técnicas de faca” com vídeos sobre: Facas e Segurança; Como afiar a faca e Cortes Clássicos.

Os cursos podem ser produzidos tanto pela equipe do Pepe, quanto por parceiros que já possuem seus canais de gastronomia e que, através da plataforma, tem a possibilidade de vender os seus cursos ou disponibilizá-los gratuitamente.

O modelo de negócio está baseado tanto em micro-pagamentos, através da venda de cursos feita diretamente no aplicativo, quanto em conteúdo publicitário comercializado junto a empresas do segmento gastronômico, através de cursos patrocinados e espaços de mídia dentro do aplicativo.

A startup acabou de terminar a etapa de pré-aceleração na Estarte.Me, onde começa agora o processo de aceleração em si. “O Pepe foi a primeira startup que enquadramos no novo processo de aceleração. Em 15 dias ficou evidente que a mudança no nosso processo foi positiva”, explica Maurício Centeno, sócio-fundador da aceleradora gaúcha. Segundo Centeno, o foco em validar as premissas do negócio, como clientes e monetização, confere mais assertividade na construção do produto que será levado ao mercado.

Para a equipe do Pepe, a aceleração está sendo muito importante para o desenvolvimento do negócio. “A aceleradora te faz pensar em coisas que vão além do próprio produto, nos faz pensar o negócio como um todo”, afirma Moresco.

O lançamento do aplicativo – que será gratuito - está previsto para a segunda quinzena de setembro através da App Store. A versão Android também está nos planos do Pepe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui