quinta-feira, 2 de outubro de 2014

CULTURA: Adriano Cintra


Cantor, compositor e multi-instrumentista nascido em São Paulo, Adriano Cintra lança em breve seu primeiro trabalho solo. “Animal” sai pela gravadora Deck Disc. O disco chega primeiro nos formatos CD e digital, depois em versão vinil.

As 13 faixas de “Animal” foram compostas pelo próprio Adriano em um período bastante curto: entre dezembro de 2012 e o Carnaval de 2013. Nasceram em inglês, idioma que predominou também nos repertórios de Thee Butchers Orchestra, Cansei de Ser Sexy e Madrid, entre outras bandas em que músico atuou e atua desde o começo da carreira, nos anos 1990.

Para sua estreia sozinho, entretanto, Adriano tinha vontade de fazer um álbum cantando em português. Então, levou as novas canções ao jornalista Marcus Preto, diretor artístico do projeto, e esse teve a ideia de distribuir cada faixa para um letrista – para que trabalhassem a partir da letra em inglês ou fugissem completamente do tema inicial.

As colaborações vêm tanto de artistas veteranos, como Guilherme Arantes, John Ulhoa (da banda mineira Pato Fu) e Odair José, quanto da nova guarda da música brasileira, como as meninas Gaby Amarantos, Alice Caymmi, Naná Rizzini e Marina Ribatski e os meninos Tim Bernardes (do grupo paulista O Terno), Kiko Dinucci (dos coletivos Passo Torto e Metá Metá) e Marcelo Segreto (da Filarmônica de Pasárgada).

A versão ao vivo de “Animal” foi testada em pequenos espaços, meio como um ensaio aberto. No palco, Adriano Cintra intercala as canções do novo álbum com o repertório autoral que já consagrou em outras bandas – sobretudo no Cansei de Ser Sexy. Sucessos em escala internacional, como “Move”, “Let’s Reggae All Nite” e “Let’s Make Love And Listen To Death From Above” estão no roteiro.

A banda é tão enxuta quanto potente. Além de Adriano nos vocais, samples e teclados, estão em cena a baterista Naná Rizinni, o baixista André Henrique e o guitarrista Bruno Monstro.



Wannabe Jalva

Um mês após divulgar "Mainline" com exclusividade na T Magazine, do The New York Times, o Wannabe Jalva ganha apoio da KCRW, uma das mais importantes rádios alternativas dos Estados Unidos, para fazer a première de "Miracle", o segundo single da safra que a banda de Porto Alegre apresenta neste semestre.

As novas canções são fruto do retiro de um ano que o grupo fez em seu estúdio na capital gaúcha, a fim de lapidar 12 composições. Antes do álbum completo, o quarteto lança um EP no dia 15 de outubro, com cinco faixas.

"Mainline" [http://nyti.ms/1mr2e7G] e "Miracle" [http://bit.ly/1pAzw5E] traduzem a atual fase da banda: enquanto as letras confirmam que os gaúchos estão mais inspirados que nunca ("'Mainline' emana frescor, batidas aceleradas e quebras de velocidade que levam ao atmosférico refrão", segundo a Rolling Stone brasileira), eles anunciam a realização da primeira turnê nos Estados Unidos.

A viagem, que começa também em outubro, passa pelo prestigiado festival nova-iorquino CMJ Music Marathon e promove os novos trabalhos do Wannabe Jalva – o clipe de "Miracle" está previsto para setembro.

Com um celebrado álbum (Welcome do Jalva, de 2011) e um potente single "The Way" (2013), Felipe Puperi (voz e guitarra), Rafael Rocha (voz, guitarra e baixo), Tiago Abrahao (guitarra e baixo) e Fernando Paulista (bateria e percussão) uniram-se em 2010 e já levaram seu rock espacial e cheio de groove a grandes palcos nacionais. 
Em 2013, eles reforçaram a escalação brasileira do Lollapalooza Brasil. No ano anterior, tocaram ao lado de artistas como Two Door Cinema Club e Vampire Weekend no MECA Festival. Em 2011, abriram para o Pearl Jam (com direito a elogios de Eddie Vedder) e dividiram a noite com Cut Copy na capital gaúcha.

Após circular intensamente pelo país, o Wannabe Jalva dedicou-se à criação de um novo repertório, todo produzido e mixado pelos próprios integrantes.

Além de entrar na programação da KCRW, a partir da próxima semana, "Miracle" pode ser comprada no iTunes ou acessada nos serviços de streaming Deezer, Rdio e Spotify. 

SERVIÇO:

Wannabe Jalva + Adriano Cintra

QUANDO: 2 de outubro, às 22h
QUANTO: R$ 25,00 
ONDE:  Ocidente – João Telles esq. Osvaldo Aranha
INFORMAÇÕES: 51 3312 1347 –  www.ocidente.com.br   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui