segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

CULTURA: 1º Festival Internacional de Música - Gramado In Concert – abre inscrições para vivências e oficinas


Interessados podem se cadastrar até o dia 10 de dezembro para o evento
que acontece de 31 de janeiro a oito de fevereiro 
Uma das cidades brasileiras mais reconhecidas e premiadas pelo potencial turístico, sede do mais importante evento natalino, o Natal Luz, e também do Festival de Cinema de Gramado, agora ganha um festival internacional de música, o Gramado In Concert. Era o que faltava para essa cidade que respira arte e inspira tanta gente. O festival será lançado no dia 31 de janeiro de 2015, mas por hora as inscrições para as oficinas e vivências que integram a programação já podem ser feitas pelo site da prefeitura www.gramado.rs.gov.br, até o dia 10 de dezembro. As atividades e apresentações irão tomar conta da Rua Coberta e de todos os cantos mais charmosos da cidade, proporcionando aos turistas e aos músicos de todo o país uma intensa experiência musical através de apresentações de orquestras, bandas e grupos de câmara. O banner eletrônico do site da prefeitura leva ao blog do evento, onde os interessados podem acessar todas as informações: regulamento, ficha de inscrição, orientações gerais, apresentação dos professores e equipe.

Com a visão nata dos empreendedores artísticos daquela região, o 1º Gramado In Concert chega ao Estado num momento muito efervescente, seguindo uma tendência que cresce a cada dia, a exemplo dos festivais de jazz e de música erudita de Pelotas, Canoas e Porto Alegre, todos já consagrados no calendário da cultura. Em Gramado, o festival terá ainda uma finalidade pedagógica, oportunizando a jovens músicos aulas de instrumentos e práticas coletivas que serão conduzidos por renomados músicos brasileiros e estrangeiros  que participarão do evento. Entre eles estarão nomes como Adeline Stervinou (França/Brasil), Elvis Matos (Ceará), Paulo Bosisio (Rio de Janeiro), Kalin Ivanov (Bulgária/EUA), Moisés Alves (Brasília).

Serão oferecidas 200 vagas para oficinas e prática de orquestra, disponibilizando 80 vagas para bolsistas de Gramado e 120 para interessados de outras cidades.  

Na programação aberta ao público podem ser aguardados grandes momentos de música erudita, do jazz e da música internacional, com apresentações da Orquestra Sinfônica de Gramado; da Orquestra de Violões de Gramado; da Orquestra Sinfônica do Festival; da Orquestra Experimental do Festival; entre outras que ainda estão sendo confirmadas. Linus Lerner, diretor artístico do evento, adianta que o repertório escolhido por ele para a abertura do festival, no dia 31 de janeiro, e que será executado com a Orquestra Sinfônica do festival, terá três obras. A abertura será um concerto para viola e uma sinfonia, seguida da participação do solista e violista norte-americano Brett Deubner. E a grande obra da noite será a Sinfonia nº5 de Tchaikovsky, composta em 1888. 

A coordenação geral do evento é de Allan John Lino e a curadoria artística e Leandro Serafim.
Inscrições no site da prefeitura www.gramado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui