sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

EVENTO: Mundo dos Quadrinhos invade o Rua da Praia Shopping

 - Evento começa dia 03/02 e segue até 13/02 com exposição, feira, palestras, oficina e trocas de gibis, reunindo quadrinistas gaúchos que produzem para mercado brasileiro e internacional
- A programação é aberta ao público e tem entrada franca.

         Nos últimos anos, a criação de histórias em quadrinhos de forma independente vem se destacando em todo o Brasil e ganhando reconhecimento no mercado internacional. Para mostrar a qualidade na produção dessa arte, o Rua da Praia Shopping criou o evento “Mundo HQ Rua da Praia”, que estreia na terça-feira (03/02), às 17h30min, com feira e exposição dos principais quadrinistas gaúchos que produzem para o mercado brasileiro e internacional. A programação gratuita e aberta ao público segue até o dia (13/02), com exposição de originais, palestras, oficina de quadrinhos para crianças e troca de gibis.

         A exposição contará com 22 trabalhos originais passando por todos estilos como humor, histórias autobiográficas, super heróis e quadrinhos underground. Os painéis relatam o Mundo das HQs, de nomes como João Azeitona, criador da série “Zine”; Gustavo Borges, criador da HQ “A Entediante Vida de Morte Crens’; Rafael Corrêa, criador de histórias como “Criatura e Artur”; e Mateus Santolouco, responsável pelo título “As Tartarugas Ninjas (Teenage Mutant Ninja Turtles”, e pelo desenho da série “Secret History of the Foot Clan”; entre outros talentos da nona arte. O evento ainda contará com um grande painel em branco, pronto para receber a intervenção artística dos participantes e visitantes da exposição.

         A curadoria fica a cargo dos quadrinistas S. Lobo, roteirista da graphic novel Copacabana, apresentador do canal do Youtube Quadrinhos para Barbados, editor da Desiderata e Barba Negra; e Thivá Fróes de Souza, criador do Projeto Constelação, da publicação “O Lobisomem de Cambará”, e desenvolvedor de projetos para a indústria de games mobile, e storyboards para cinema e propaganda.

         O diretor superintendente do Rua da Praia Shopping, Eduardo Isdra Záchia, explica que a proposta é oferecer ao público uma opção cultural inédita e criativa em um período em que a cidade carece de atrações. “Idealizamos um evento que conversasse com o nosso público, pois o centro é um local onde as pessoas buscam cultura. Somos um shopping democrático que absorve diferentes perfis de consumidores e com interesses variados”, destaca Záchia.

         A programação inclui cinco palestras, cada uma com duas horas e meia de duração e muita informação sobre histórias e quadrinhos e graphic novels. “Para assistir não é preciso saber desenhar, basta gostar da ler quadrinhos e estar interessado em conhecer um pouco mais desta linguagem rica e versátil”, informam os curadores Lobo e Thivá.

Confira a programação completa:
03/02 às 17h30 – Coquetel de abertura da exposição para convidados, feira de quadrinhos e troca de gibis
04/02 às 18 horas – Palestra com Mateus Santolouco: Narrativa Gráfica / troca de gibis
05/02 às 18 horas – Palestra com S. Lobo: Autopublicação / troca de gibis
09/02 às 18 horas – Palestra com João Azeitona: Produção independente de quadrinhos / troca de gibis
10/02 às 18 horas – Palestra com Thivá Fróes de Souza: Aquarela em quadrinhos / troca de gibis
11/02 às 16 horas – Oficina Infantil com Gustavo Borges / troca de gibis
11/02 às 18 horas – Palestra com Rafael Corrêa: Quadrinhos e Humor / troca de gibis
12/02 às 17 horas – Troca de gibis
13/02 às 17 horas – Troca de gibis e encerramento da exposição.

SERVIÇO
Evento:
Mundo HQ Rua da Praia Shopping
Data: Abertura no dia 03 de fevereiro, às 17h30min. A programação com palestras segue até 13 de fevereiro de 2015.
Onde: Rua da Praia Shopping - Pavimento Grande Hotel (Rua dos Andradas 1001, Centro de Porto Alegre)
Evento aberto ao público com entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui