terça-feira, 14 de julho de 2015

GASTRONOMIA: Bolo de Marzipã é sugestão para relembrar a infância e comemorar o dia dos avós



Os pratos, doces e salgados preparados por avós sempre tem um toque especial. Há quem diga que sejam colheres a mais de amor ou de marzipã, que é praticamente a mesma coisa! Para comemorar o dia 26 de julho, Dia dos Avós, é bom retribuir à altura essas pessoas especiais que têm um dom inigualável na cozinha. Para isso, a confeitaria Leckerhaus, tradicionalmente alemã, indica um belo bolo de marzipã, uma clássica criação de vó que ultrapassa gerações. 

Em Porto Alegre, a dona Ilse, filha de alemães, não só sabe reproduzir essa delícia, como também resgata de forma curiosa o melhor jeito de saber quando o marzipã está pronto: pelo ouvido. Segundo ela, responsável pela produção do doce na fábrica da Leckerhaus e uma das mais antigas funcionárias de lá, “a massa conversa com quem a está preparando...”. A mistura que leva amêndoas, açúcar e ovo começa a fazer um "estalinho" quando está praticamente pronta, então dona Ilsa a ouve atentamente, até saber que a massa está no ponto certo. Dá pra não lembrar da vó assim? 

Na loja da Leckerhaus você pode escolher lindos bolos, tortas ou biscoitinhos decorados de marzipã em diversos formatos. Presente bom pra vó ou vô nenhum botar defeito! Além de que não seria nada mal você encarar a cozinha e preparar a receita tradicional da vó Ilse e da confeitaria Leckerhaus. Aproveite! Não é sempre que revelamos um segredinho de vó como esse!

RECEITA BOLO DE MARZIPÃ

Ingredientes

90g açúcar refinado
60g farinha de trigo
2g fermento químico
60g manteiga sem sal
110g marzipã (receita caseira de como fazer o marzipã logo abaixo)
2 ovos inteiros
1 gema

Modo de fazer

Bata a manteiga com o açúcar até virar um creme. Acrescente o marzipã e misture bem. Adicione a gema. Vá adicionando aos poucos a farinha, intercalando com os ovos. Por último, misture o fermento. Coloque em uma forma redonda com furo previamente untada. Asse em forno a 180°C por aproximadamente 40 minutos.

Receita do marzipã Ingredientes

250g farinha de amêndoa 
150g açúcar de confeiteiro
4 gotas de extrato de amêndoas
1 clara de ovo 

Modo de preparo:

Misture a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro em um recipiente. Adicione o extrato de amêndoas. Coloque a clara aos poucos e vá misturando com as mãos até formar uma massa pastosa até dar a liga. Você também pode colorir o marzipã com corante alimentício para decorar a torta!  

SOBRE A LECKERHAUS:

Remodelada e com nova proposta, a Leckerhaus - uma das docerias mais tradicionais de Porto Alegre – inaugurou na capital gaúcha a nova ambientação da loja, seguindo o padrão da operação aberta desde 2012 nos Jardins, em São Paulo. Assim como a irmã situada na capital paulista, a Leckerhaus de Porto Alegre passa a oferecer além das delícias doces, comidinhas para o almoço com opções de saladas, sanduíches gourmet, quiches e massas da Pissani, marca conceituada na fabricação de pasta artesanal italiana.

Quem está a frente do processo de reposicionamento da loja na capital gaúcha é a proprietária da marca, Fernanda Wainer que afirma que as mudanças são para dar um ar mais aconchegante ao espaço que agora também serve cafés e chás especiais. Anteriormente o ponto era apenas para pronta-entrega de produtos. Apesar das mudanças, os doces de origem alemã e as tortas, carro-chefe da Leckerhaus, permanecem com a mesma qualidade e sabor que fizeram da marca uma referência no mercado. “Quisemos modernizar o conceito da marca, sem perder a identidade e qualidade dos produtos. Criamos novos sabores de tortas e trouxemos novidades para o cardápio”.

O novo ambiente tem a assinatura da proprietária em cada detalhe. Desde a coleção pessoal de panos de prato expostos em uma das paredes, com modelos adquiridos em viagens no Brasil e fora, até o ar mais retrô da decoração com a tentativa de transportar o cliente às antigas lembranças dos doces da infância. O sentimento que se buscou resgatar tem origem nas razões que levaram à criação da empresa, ainda em 1991, pela filha de alemães Christa Sudbrack, apaixonada pelos doces feitos em casa pela família.

A fábrica, também situada em Porto Alegre produz 150 tortas e 80 quilos de biscoitos diariamente. Um dos principais diferenciais da doceria é a utilização do marzipã em muitas das receitas de tortas.

SERVIÇO:

Endereço PORTO ALEGRE: Rua Nilo Peçanha, 2294 – Boa Vista
Telefone: 51. 3328-2446

Endereço SÃO PAULO: R. Dr. Melo Alves, 293 - Jardim Paulista -
São Paulo/SP
Telefone: 11. 2528-1234 / 11. 2528-0123

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui