terça-feira, 22 de setembro de 2015

CULTURA: Iniciativas que promovem o bem-estar são homenageadas na 2ª edição do Destaque Panvel em Cena




A 2ª Edição do Destaque Panvel em Cena, promovido pela Panvel e pelo Porto Alegre em Cena, homenageou três iniciativas importantes que buscam transformar a vida das pessoas por meio da saúde, do bem-estar e da cultura: a Casa do Artista Riograndense, reconhecido na categoria Saúde/Bem-estar; o FestiPoa Literária, na categoria Cultura; e Gildo Milman, como personalidade do ano.  

Sediada no Teatro Renascença, a cerimônia reuniu artistas e lideranças empresariais e de instituições da capital. A seleção dos premiados foi realizada por um comitê formado por colaboradores e convidados da Panvel e do Porto Alegre em Cena.

De acordo com o vice-presidente do Grupo Dimed, Denis Pizzato, o comitê identificou diversos projetos sérios e relevantes, mas os três agraciados esse ano certamente são ótimos representantes das iniciativas positivas que estão ocorrendo no Estado. "Os premiados merecem todo o nosso reconhecimento e respeito. Agradecemos profundamente por difundirem o bem-estar de maneira tão efetiva e responsável”, destacou Pizzato.

A Casa do Artista Riograndense (CAR) é uma entidade assistencial sem fins lucrativos que há 64 anos tem a finalidade de abrigar artistas gaúchos com mais de 60 anos em estado de vulnerabilidade social. Atua para propiciar condições de vida digna e convivência tranquila aos moradores, além de preservar a memória histórica e cultural do Estado. Para o presidente da Instituição, Luciano Fernandes, a homenagem demonstra que a casa, ao longo dos anos, conseguiu concretizar seus objetivos e valores. “Este reconhecimento só é possível com a ajuda de toda a comunidade gaúcha. Dedico o prêmio a todas as pessoas que apoiam e contribuem com nosso projeto”, mencionou Fernandes.

Evento cultural que ocorre anualmente desde 2008, a Festa Literária de Porto Alegre (Festipoa) tem objetivo de promover debates, leituras, lançamentos, oficinas, exposições, shows, espetáculos de teatro, filmes e saraus. O festival incentiva a difusão da produção literária e artística local e nacional. Um dos idealizadores do projeto, Fernando Ramos, revelou que a homenagem instiga os integrantes a promover eventos de alta qualidade. “O Festipoa Literária é um poema lançado para o mundo e para a cidade ler, ver e ouvir. Este reconhecimento é para toda a equipe que torna o projeto possível. Vida longa ao Festival, que em 2016 conquista a 9ª edição”, acrescentou Ramos.

A personalidade do ano foi Gildo Milman, advogado de 83 anos que se destaca pela sua dedicação em prol dos idosos no Brasil.  Milman presidiu voluntariamente por 16 anos o Asilo Padre Cacique e é membro permanente do Conselho da entidade. Atua também como voluntário na Casa do Artista Riograndense. Emocionado, Milman agradeceu a homenagem e o reconhecimento e destacou que os benefícios não se limitaram apenas às instituições. “Eu ganhei muito ao voltar meus olhos para as ações sociais”, frisou o voluntário. 

*Foto: Luciano Fernandes, Gildo Milman e Fernando Ramos
 Crédito:Cassius Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui