sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

CULTURA: Bloco Maria do Bairro comemora dez anos de Carnaval na Cidade Baixa homenageando o Mestre Pernambuco.



Neste sábado, dia 30 de Janeiro a partir das 17 horas na Rua Sofia Veloso, no coração do bairro Cidade Baixa em Porto Alegre, acontece o maior e melhor carnaval de Rua do Rio Grande do Sul. É o Bloco Maria do Bairro que está chegando na sua décima edição. 

Quem faz a festa junto com Zeca Brito, Rafael Tombini e Eger Viana coordenadores do Bloco é o casal de mestre-sala e porta-bandeira Luiza Ollé e Miltinho Talaveira que aguardam muitos foliões para sambar e brincar ao som das maravilhosas marchinhas de carnaval que neste ano fazem uma homenagem ao Mestre Pernambuco.  Os figurinos do casal e de Zeca Brito foram inspirados na indumentária característica do cangaço, do sertão Pernambucano e nas ilustrações de cordel, mas com uma estilização carnavalizada. Couro sintético, rebites, ilhoses, fitas de cetim multicoloridas e apliques metalizados são os principais materiais escolhidos pelo figurinista Daniel Lion. Eles serão os Reis do Cangaço da Cidade Baixa.

Como é tradição do bloco, ter sempre um samba-enredo, a edição deste ano homenageia Waldemar Moura Lima, o Mestre Pernambuco. Um dos fundadores do bloco que em 2007, ano que marcou a retomada dos blocos burlescos nas ruas da cidade de Porto Alegre, capitaneado pelo Bloco Maria do Bairro. Pernambuco, como é popularmente conhecido foi um dos responsáveis por manter viva a chama do Carnaval de Rua na Cidade Baixa, fundador do Bloco Rua do Perdão e da Banda de K, resistiu aos anos de chumbo com a apropriação da rua e a contestação dos valores vigentes através de democráticas brincadeiras de carnaval.  Professor e ativista cultural, Pernambuco é um intelectual quilombista que dedicou sua vida à valorização da cultura popular e das raízes africanas no Brasil. “Homenagear Pernambuco é reconhecer a importância do carnaval de rua, de livre apropriação popular” comenta Zeca Brito que juntamente com Sapiran Brito assinam a letra e música do samba-enredo deste ano.

Neste dia, além de muito samba ao som da Fabulosa Banda do Bloco com a Bateria do Areal do Futuro o bloco Maria do Bairro espera superar o número de foliões do carnaval passado. 



História do Bloco Maria do Bairro

O Bloco Maria do Bairro foi fundado em 2007, em pleno Carnaval. A ideia dos organizadores era retomar a antiga cultura dos blocos de rua e marchinhas, com muito confete, serpentina e vai-e-vem pelas ruas do bairro Cidade baixa. No primeiro ano, a festa atraiu 400 foliões. 

Na última edição, em 2015, o número de participantes chegou a 30 mil pessoas e este ano este número vai aumentar ainda mais.  Com uma proposta de resgatar a cultura dos antigos carnavais de rua em uma festa para a comunidade, o bloco Maria do Bairro cresceu e caiu no gosto do público nestes dez anos.

Hoje o evento conta com a participação de representantes da classe artística de Porto Alegre como cineastas, músicos, escritores, além de profissionais de outras áreas e da turma do samba e moradores de diversas localidades da cidade que não resistem à alegria contagiante do bloco.

Letra do Samba de 2016:

"Se a Sofia Virar Mar, Eu quero Pernambucar"
 Um Samba de Sapiran Brito & Zeca Brito

Veio da banda da lá
Do cangaço, do Sertão,
Do quilombo dos palmares
Para Rua do Perdão
Três mulheres recebeu 
Pela graça de Xangô
Gabriela deu pra todos
A Rosa lhe enfeitiçou
Mas foi Maria Bonita
A gostosa que levou
Ferve Maria que o bixo vai pegar
Hoje eu vou cair no Frevo
Hoje eu quero me acabar.
Pernambucando até o dia clarear,
Se a Sofia Virar Mar. Eu quero Pernambucar.

Serviço:
O que: Desfile dos 10 anos do Bloco Maria do Bairro
Quando: 30 de Janeiro a partir das 17 horas.
Onde: Rua Sofia Veloso com Lima e Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui